Categoria Religião  Noticia Atualizada em 21-03-2009

Abandonem a feitiçaria, diz papa aos católicos angolanos
Atribuiu o fato à ignorância, e disse que impede o avanço da sociedade e não fortalece a integração
Abandonem a feitiçaria, diz papa aos católicos angolanos
Foto:http://2.bp.blogspot.com/_VWaVvInKmVU/SYBzXO-TJnI/AAAAA

Luanda, 21 mar (EFE).- Sob forte sol, o papa Bento XVI se reuniu hoje no estádio Dois Coqueiros de Luanda com dezenas de milhares de jovens, e disse que "o futuro é Deus", os encorajou a "não temer" o casamento ou o sacerdócio e denunciou a cultura hedonista e individualista que impera na sociedade atual.
Antes do encontro, em uma missa para milhares de pessoas, pediu aos católicos que combatam a bruxaria na África, oferecendo o Evangelho "a essas pessoas desorientadas, que vivem no terror" e que chegam a sacrificar crianças de rua por considerá-los bruxos.
O encontro com os jovens aconteceu no segundo dia do papa em Luanda, onde desde ontem milhares de pessoas percorreram o centro da cidade cantando, dançando e rezando, à espera do momento de ficar frente a frente com o pontífice, de 81 anos.
Com um semblante de muita calma, apesar de aparentar cansaço em alguns momentos devido ao forte calor em Luanda, o papa pediu que os jovens tomem decisões "definitivas" como o casamento ou o sacerdócio.
Também participaram do encontro milhares de jovens mutilados pela guerra civil que durante 27 anos castigou Angola, e pelas minas colocadas durante o conflito que devastou o país.
O papa ficou comovido quando cumprimentou vários desses jovens em cadeira de rodas, e disse que pensava nas incontáveis lágrimas que muitos deles verteram pela perda de familiares.
"Não é difícil imaginar as nuvens cinzentas que ainda cobrem o céu de seus melhores sonhos", afirmou o papa às vítimas do conflito.
Bento XVI também disse aos jovens que é preciso ter fé em Deus e que é necessário se renovar "a partir de dentro".
"Não tenham medo de tomar decisões definitivas. Generosidade não lhes falta, mas diante do risco de se comprometer para toda a vida, seja no casamento ou na vida consagrada, sentem medo", assinalou o papa, que reconheceu que as dúvidas dos jovens são muitas.
O pontífice ressaltou que a atual cultura individualista e hedonista não ajuda os jovens, mas acrescentou que o jovem "não deve decidir correr o risco de ser uma eterna criança".
"Eu lhes encorajo, ousem e tomem decisões definitivas, porque na realidade são as que não destroem a liberdade e definem o caminho correto para chegar a qualquer coisa na vida. Não há dúvidas de que a vida só tem valor com a coragem da aventura, e o Senhor não lhes deixará sozinhos jamais", assegurou.
Se ontem falou de política e economia em um país no qual 70% da população vive na miséria, hoje se referiu a outros assuntos que preocupam a Igreja, como a superstição e o medo dos maus espíritos existentes em diversas regiões da África.
No continente, muitas crianças de rua são mortas por serem consideradas bruxas e idosos são abandonados na floresta, por serem considerados um sinal de azar.
Fontes da Igreja angolana disseram hoje que a mentalidade fetichista é muito "forte" em algumas regiões e cria graves problemas nas famílias.

Atribuiu o fato à ignorância, e disse que impede o avanço da sociedade e não fortalece a integração.
O papa vai celebrar amanhã uma missa e se reunirá com mulheres angolanas.

Abandonem a feitiçaria, diz papa aos católicos angolanos

Fonte: http://oglobo.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir