Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-03-2009

Chávez diz que Obama ignora realidade da América Latina
Hugo Chávez, afirmou que, a partir de uma mensagem que a seu pedido Luiz Inácio Lula da Silva entregou a Barack Obama, chegou à conclusão de que o chefe de Estado americano ignora a realidade da América Latina
Chávez diz que Obama ignora realidade da América Latina
Foto:http://2.bp.blogspot.com/_9qHzlJ2hzJ8/RofMkKpsKFI/AAAAA

Cairo, 21 mar (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que, a partir de uma mensagem que a seu pedido Luiz Inácio Lula da Silva entregou a Barack Obama, chegou à conclusão de que o chefe de Estado americano ignora a realidade da América Latina.

A declaração do governante venezuelano foi feita numa entrevista à rede de TV "Al Jazira" exibida hoje.

"Lula foi se reunir com Obama (em Washington) e eu aceitei que fizesse uma intermediação entre nós. Mandei-lhe uma mensagem na qual escrevi todas as declarações contra a Venezuela feitas pelas autoridades da Administração de Obama, entre elas as da sra. (secretária de Estado americana, Hillary) Clinton", disse Chávez.

O presidente venezuelano, que não deu mais detalhes do conteúdo dessa mensagem, acrescentou que, "infelizmente, Lula saiu insatisfeito com a resposta de Obama".

"Mediante o que li nas entrelinhas e expressões (da resposta), concluí que Obama sofre de algo que pode ser superado: a ignorância do que acontece de verdade na aqui (América Latina)", disse Chávez.

Segundo o chefe de Estado, essa ignorância se deve ao fato de o presidente dos Estados Unidos "ainda ouvir a mesma coisa que lhe leem alguns assessores do Pentágono e da Casa Branca que serviram à Administração anterior".

Durante a reunião com Obama no último dia 14, Lula pediu a seu colega americano uma nova relação com a América Latina, que incluísse uma aproximação com a Venezuela, a Bolívia e Cuba.

Na entrevista exibida neste sábado pela "Al Jazira", o chefe de Estado venezuelano também disse que, por enquanto, não pensa em reconsiderar sua decisão de romper relações com Israel, tomada durante a ofensiva deste país contra a Faixa de Gaza, que matou mais de 1.400 palestinos entre 27 de dezembro e 18 de janeiro.

"Não há nada neste momento, nem a curto prazo, que nos faça pensar na possibilidade de retomar os laços (com Israel), porque não aconteceu nada que impulsione uma mudança nesse sentido", disse Chávez. EFE

Chávez diz que Obama ignora realidade da América Latina

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir