Categoria Policia  Noticia Atualizada em 21-03-2009

Padre que socorria meninos de rua é morto no Recife
padre Ramiro Ludeño y Amigo tinha chegado da Espanha em 1974 e era vigário de Ribeirão. Há 20 anos
Padre que socorria meninos de rua é morto no Recife
Foto: http://www.opovo.com.br

Fundador e coordenador do Movimento de Apoio aos Meninos de Rua (Mamer), no município metropolitano de Jaboatão dos Guararapes, o padre espanhol Ramiro Ludeño y Amigo, de 64 anos, foi assassinado na noite de quinta-feira com um tiro de espingarda 12, que teria sido disparado por um adolescente de 16 anos, no bairro de Areias, no Recife. O suspeito foi apreendido ontem pela Polícia e teria confessado o crime. Ele foi encaminhado para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), onde seria autuado por homicídio, e depois seguiria para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), antiga Fundac.

De acordo com a delegada de Homicídios e Proteção à Pessoa, Sylvanna Lellis, responsável pelas investigações, o adolescente disse que a intenção era a de assaltar. A arma estava engatilhada e o impacto do disparo, do lado do carona da caminhonete com o sacerdote dentro, fez o rapaz cair. Ele então engatilhou novamente a arma e saiu correndo. O jovem foi encontrado na Escola Mariano Teixeira, em Areias, onde estuda. A arma estava em sua casa, no mesmo bairro.

O padre saía da casa de amigos, acompanhado por duas mulheres que já trabalharam com ele no Mamer, quando ocorreu a agressão. Ele já havia acionado a ignição da caminhonete. Uma das mulheres estava no banco de trás e a outra no banco do carona. O rapaz, magro e usando camisa branca, de acordo com as duas testemunhas, chegou e disparou, atingindo o ombro direito do padre e também o coração. O religioso foi socorrido no Hospital Português do Recife, mas não resistiu aos ferimentos.

O sacerdote era um ativista social, com trabalho reconhecido Ele chegou ao Brasil em 1974. Há 20 anos, criou a organização não-governamental (ONG) Mamer, diante da quantidade de crianças e adolescentes que via nas ruas de Jaboatão dos Guararapes, sempre em situação de vulnerabilidade. No Mamer, sediado no bairro de Socorro, eles recebiam educação profissionalizante e acompanhamento psicológico. Atualmente, 260 jovens eram atendidos no local, mas cerca de cinco mil crianças e adolescentes já passaram pela instituição. No site do Movimento, na Internet, apareceram muitas mensagens de saudades, reconhecimento e gratidão ao padre.

O corpo do padre Ramiro está sendo velado no município de Ribeirão, na Zona da Mata, onde era vigário. O enterro está previsto para a tarde de hoje no Cemitério da Saudade, em Jaboatão dos Guararapes, depois de ser velado na sede do Mamer. O prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, (PSDB), decretou luto de três dias no município

Padre que socorria meninos de rua é morto no Recife

Fonte: http://www.opovo.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir