Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 23-03-2009

A FLOR DO PÂNTANO
Tempos difíceis aqueles que muitos de nós tivemos de sair de Marataízes para estudar fora
A FLOR DO PÂNTANO
Flor do Pântano
Foto: http://farm1.static.flickr.com

Tempos difíceis aqueles que muitos de nós tivemos de sair de Marataízes para estudar fora. Lembro que em meadas da década de 70 do século passado nosso ônibus de linha não chegava a uma dezena de estudantes. Antes ainda os primeiros formandos se dirigiam a Cachoeiro do Itapemirim numa Kombi, de um tal Zé Alemão.

Tempos difíceis e importantes para que uma geração trilhasse o caminho acadêmico.
O nosso balneário cresceu e apareceu para o cenário nacional graças ao trabalho diuturno de nossas famílias que aqui aportaram há séculos. Com empreendedores que vieram dar a sua fundamental contribuição.

Os filhos da terra hoje são profissionais gabaritados em diversas áreas, mas as oportunidades para que cresçam e se tornem potenciais geradores de nosso município, são poucas no tocante a cargos políticos. Não se encontra, por exemplo, secretários da nova geração local com acento no atual governo. Não tenho tendências xenófobas, mas muitos que estão aqui assumindo papéis políticos chegaram ontem.

Nosso bairrismo ou amor Maratimba, é relegado a segundo plano.
Muitos que chegam de fora são recebidos com tapetes vermelhos, e merecem, mas outros ninguém sabe de onde veio e para que veio, e galgam patamares que os filhos da terra com a mesma qualificação ou até melhor não consegue.

Para se ter uma idéia todos os prefeitos de Marataízes nasceram fora do município. Somos exigentes conosco e condescendentes para com os outros. Chegam se achando o descobridor da pólvora. O começo, meio e fim da sabedoria do universo. Se mostram como fossem a Flor do Pântano e os nativos a Tiririca do Brejo.


Tiririca do Brejo
Foto: http://ocandomble.files.wordpress.com

    Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir