Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 23-03-2009

O Balanço da Solidariedade
Campanha Natal de Luz é Natal sem Fome
O Balanço da Solidariedade
Luiz Antônio Damasceno

Mais um ano vai transcorrendo. Dois mil e nove já se instalou. Mudanças acontecendo em muitas áreas, em alguns setores, em alguns segmentos e mesmo no mundo. Assiste-se a fatos que o cotidiano registra e muitos deles vão mexendo com a cabeça das pessoas, provocando emoções num misto de alegria, tristeza, raiva, expectativas e levando-as a momentos de interiorização e reflexão.
Vale lembrar alguns desses fatos que mobilizaram os seres humanos e, às vezes, impulsionando-os e os levando a ter iniciativa ou buscar recursos espirituais em suas crenças através de rituais, rezas e orações. É com tristeza e muita tristeza que se vê já, de um modo banal, a incidência de atos de crueldade expressando a prática de exacerbada violência, como o assassinato de crianças, jovens e adolescentes, e as primeiras a que se refere, até mesmo vítimas da Internet, que têm caído nas mãos de pessoas inescrupulosas e praticantes da pedofilia.
A crise (a todo momento comentada), os conflitos na Faixa de Gaza, as balas perdidas nas favelas e ruas das grandes cidades, troca de tiros entre policiais e bandidos, as enchentes e A Reforma Ortográfica. Ressalta-se aqui a tão esperada posse do novo presidente dos Estados Unidos da América do Norte, Barack Obama.
Além do que já se citou, pode-se vislumbrar alguma esperança que ainda possa advir através dessas mudanças. O mal nunca deve prevalecer, pois, deve-se lutar para que o bem possa triunfar e ocupar o seu devido lugar no coração humano.
Mesmo que estas intempéries sociais tenham ocorrido, pode-se esperar algo de bom nascido no coração de pessoas idôneas, honestas e que ainda se preocupam com o outro.
E não se precisa ir longe para encontrar gente com ideais nobres e altruístas.
Destaca-se aqui em Marataízes, bem próximo de todos, pessoas, que movidas por um sentimento de paixão pelas almas humanas, vêm fazer algo pelo bem do próximo, tentando amenizar seus males ou mesmo saná-los. Quando se fala em males, refere-se aos sociais, como: a fome, a miséria, o desemprego, o analfabetismo, o despreparo profissional, e outros que têm atingido a humanidade.
Acredita-se que nem tudo está perdido, uma vez que há pessoas que através de atitudes positivas, planejam, programam e colocam em prática suas idéias a bem do próximo. E em relação a isso o destaque é para a CDL de Marataízes e Itapemirim. No ano passado foi lançada a campanha: "Natal de Luz, Natal sem fome", como é realizada todos os anos. Esta campanha, que aconteceu de 17/11/2008 a 12/12/2008, mais uma vez contou com a participação das Escolas dos municípios de Marataízes e Itapemirim, que arrecadaram quilos de alimentos a serem doados a pessoas carentes e a instituições.
A cada Escola participante foram doados prêmios para sorteio entre seus alunos, como um aparelho de DVD e dois Kits de material Escolar e observando o 1º., o 2º e o 3º lugares.
A CDL teve como participantes as seguintes Escolas: EEEFM Domingos José Martins (Polivalente), Colégio Padre Otávio Moreira, EEEFM Washington Pinheiro Meirelles, EEEFM José Veiga da Silva e EMEIF José Marcelino.
Pôde-se contar com a nobre colaboração das seguintes entidades: Loja Maçônica Seara da Paz, FAESA e UNIMED Sul Capixaba. E o apoio dos patrocinadores: Supermercado Hortisul, Itaipa-va/Marataízes Móveis e Megashow Móveis e Sundown Moto Point Concessionária, além dos Doutores José Gomes da Silva Neto e Emerson Costa Linhares.
A campanha trouxe um saldo positivo de aproximadamente a arrecadação de 1500kg de alimentos. Sendo que deste total arrecadado, distribuiu-se o mesmo às seguintes instituições: Casa Lar Rainha Ester, APAE, Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, Pestalozzi de Itapemi-rim, Comunidade São Sebastião e diversas famílias atendidas pelo Balcão de Cestas Básicas da CDL.
E tendo ficado a classificação das Escolas desta forma: 1º lugar: EEEFM Domingos José Martins; 2º lugar: EEEFM José Veiga da Silva; 3º lugar: EMEIF José Marcelino; 4º lugar: EEEMF Washington Pinheiro Meirelles e 5º lugar: Colégio Padre Otávio Moreira. E os alunos premiados foram: na EEEFM Domingos José Martins: 1 DVD – Brênda Micaela Silva Castro; 1 kit Escolar – Brenda Batista de Freitas Almeida; 1 kit Escolar – Ramon Porfílio Dias. Na Escola Professor José Veiga da Silva: 1 DVD – Felipe Marvila Serafin; 1 kit Escolar – Hiago Paz Marvila; 1 kit Escolar - Alex Jhaymes Marvila. No Colégio Padre Otávio Moreira: 1 DVD – Rafael Santos; 1 kit Escolar – Pedro Galante de Carvalho; 1 kit Escolar – César Augusto Candal Gonçalves.
Além da distribuição dos prêmios, a CDL também sorteou uma bicicleta entre as Escolas participantes e a contemplada foi a Escola "Domingos José Martins" (Polivalente).
Independente da classificação, da obtenção de prêmios, o mais importante foi a participação de todos,da garra com que alguns abraçaram esta causa – a prática da solidariedade, pois, espera-se que este ano haja muito mais participantes e pessoas que possam se compadecer e se comover ante aquele que se encontra menos favorecido na vida. Pois, no momento em que se verificam tais atitudes não apenas as pessoas manifestam solidariedade, como também se vive um Cristianismo e práticas de verdadeira cidadania acontecem.
Portanto, mediante a exposição dos fatos que já tiveram palco neste início de ano, pode-se ainda dar as mãos e lutar para que se tenha um mundo mais fraterno, mais humano e mais irmão.

Luiz Antônio Damasceno

    Fonte: CDL Itapemirim e Marataízes - ES
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir