Categoria Policia  Noticia Atualizada em 23-03-2009

Quatro mortos em rua de Copacabana
Quatro homens são mortos em rua de Copacabana, diz coronel da PM. Mais cedo, PM disse que 5 foram mortos em confronto, mas voltou atrás. Eles teriam tentado roubar um carro no bairro para fugir de favela.
Quatro mortos em rua de Copacabana
Foto: Foto: Tássia Thum / G1

Quatro homens são mortos em rua de Copacabana, diz coronel da PM
Mais cedo, PM disse que 5 foram mortos em confronto, mas voltou atrás.
Eles teriam tentado roubar um carro no bairro para fugir de favela.


Quatro homens que seriam criminosos morreram e outros três ficaram feridos em uma troca de tiros na Rua Santa Clara, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, segundo informações do coronel Marcus Jardim, do 1º Comando de Policiamento de Áreas (CPA).



Mais cedo, a Polícia Militar havia informado que cinco suspeitos tinham sido mortos durante o confronto. No entanto, segundo o coronel Marcus Jardim, no hospital, os médicos constataram que um deles ainda estava vivo.



De acordo com testemunhas, criminosos tentaram roubar um carro na rua, uma das mais movimentadas do bairro, quando foram vistos por policiais militares. Houve troca de tiros no local. Parte do comércio nas ruas Santa Clara, Figueiredo de Magalhães e Tonelero foi fechado. De acordo com a PM, o Túnel Velho, uma das ligações entre Botafogo e Copacabana, e o Túnel Major Rubens Vaz, ambos próximos ao local do tiroteio, chegaram a fechar, mas já reabriram.


Tem imagens ou relatos sobre a violência na região? Mande para VC no G1



Os homens que foram mortos seriam criminosos da Rocinha, também na Zona Sul, que estariam saindo da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. Durante uma operação policial na Ladeira,12 suspeitos foram presos - dois deles estavam feridos - e um outro suspeito morreu. Os confrontos entre criminosos da Rocinha e da Ladeira começaram no sábado à noite (21) e se intensificaram nesta segunda-feira.

Os homens que foram mortos seriam criminosos da Rocinha, também na Zona Sul, que estariam saindo da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. Durante uma operação policial na Ladeira,12 suspeitos foram presos - dois deles estavam feridos - e um outro suspeito morreu. Os confrontos entre criminosos da Rocinha e da Ladeira começaram no sábado à noite (21) e se intensificaram nesta segunda-feira.



Segundo o comandante do batalhão de Botafogo, coronel Gileade Albuquerque, uma equipe da 20ª DP (Vila Isabel) ficou encurralada na Ladeira dos Tabajaras. Equipes do batalhão foram até o local tentar o resgate e houve troca de tiros.


Segundo o comandante do batalhão de Botafogo, coronel Gileade Albuquerque, uma equipe da 20ª DP (Vila Isabel) ficou encurralada na Ladeira dos Tabajaras.

Operários reféns

A polícia informou que para fugir da operação, três suspeitos fizeram de reféns cinco operários de uma obra no fim da Rua Macedo Sobrinho, no Humaitá, também Zona Sul. Os suspeitos queriam trocar de roupa com os operários e passar despercebido pelas ruas.



Segundo a PM, os suspeitos foram interceptados no início da tarde desta segunda-feira (23), por volta das 14h. Um dos homens dava uma "gravata" em um trabalhador, enquanto o segundo já usava um capacete de proteção e o terceiro ainda carregava um fuzil.



O comandante do 23º BPM (Leblon), o tenente-coronel Henrique Lima de Castro Saraiva, negociou com os criminosos para conseguir libertar os operários. Lima de Castro disse a eles que caso se entregassem, seriam levados para delegacia. Houve tiroteio no local e muitos motoristas ficaram assustados.



Foto: Aluizio Freire/G1 Os presos na operação foram levados para o batalhão de Botafogo (Foto: Aluizio Freire/G1) Segundo os PMs, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) subiu no fim da tarde desta segunda a Ladeira à procura de suspeitos que ainda possam estar escondidos na mata que liga a favela à Rua Sacopã, já na Lagoa, também na Zona Sul do Rio, onde há outra favela.





Apreensões

A operação da Polícia Militar contou com 120 homens de 11 batalhões diferentes. Até o fim da tarde desta segunda, foram apreendidas sete pistolas, três espingardas, uma carabina, um fuzil e nove granadas.


Segundo a PM, o confronto começou na noite de sábado (21) quando de 20 a 30 traficantes da Rocinha, na Zona Sul, teriam invadido a Ladeira dos Tabajaras na tentativa de controlar pontos de venda de drogas.


Nesta segunda, o confronto foi o principal assunto entre os moradores e os comerciantes da Rua Fonte da Saudade. Segundo o jornaleiro Francisco Mesquita, muitos moradores comentaram que trocaram de quartos e se jogaram no chão com medo dos disparos.



O vigilante Manoel Drager trabalha há quatro anos fazendo a segurança da Rua Vitória Régia, esquina da Rua Sacopã . Ele diz que escutou tiros e granadas na madrugada desta segunda-feira (23)

"A situação está complicada, está todo mundo assustado com os tiros e granadas. O principal medo dos moradores é que os criminosos fujam pela mata e comecem a assaltar na região" disse o vigilante.



Fonte: http://g1.globo.com/
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir