Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-03-2009

Trabalhistas aceitam integrar governo de direita em Israel
om esquerdistas, Netanyahu consegue 66 das 120 cadeiras do Parlamento e j� tem maioria para ser premi�
Trabalhistas aceitam integrar governo de direita em Israel
Foto: AFP

ERUSAL�M - O atual ministro de Defesa de Israel e l�der dos trabalhistas, Ehud Barak, conseguiu o respaldo do partido de esquerda para integrar uma coaliz�o de governo de direita liderada por Benjamin Netanyahu, segundo afirmou a imprensa nesta ter�a-feira, 24. Tendo o trabalhismo (centro-esquerda) ao seu lado, Netanyahu governaria com 66 dos 120 deputados, margem que ainda pode ser aumentada at� o dia 3, quando vence o prazo para que ele forme o governo.

Um acordo com os trabalhistas, liderados pelo Barak, dar� mais estabilidade pol�tica e legitimidade internacional ao futuro gabinete de Netanyahu. Al�m disso, um governo mais moderado daria mais credibilidade internacional a sua coaliz�o por causa do comprometimento de pelo menos parte de seus parceiros com as negocia��es de paz. Numa abertura aos trabalhistas, Netanyahu compromete-se a retomar a busca por um acordo de paz com os palestinos, elaborar um plano amplo de paz para o Oriente M�dio e ater-se aos acordos existentes. Nas �ltimas semanas, por�m, ele amenizou seu discurso em uma tentativa de atrair fac��es mais moderadas do cen�rio pol�tico de Israel.

Na segunda-feira, Netanyahu havia selado um acordo para governar em conjunto com o partido judaico ortodoxo Shas. A entrada da legenda religiosa confirma as expectativas de que o futuro gabinete estar� fortemente inclinado para o campo direitista. Na semana passada, Netanyahu havia firmado um acordo com Avigdor Lieberman, l�der do partido de ultradireita Israel Beiteinu e principal revela��o das elei��es de 10 de fevereiro. Com o pacto, a pasta das Rela��es Exteriores pode ficar com Lieberman - figura pol�mica, acusada de racismo por defender um juramento de fidelidade ao Estado judeu a todos os cidad�os �rabes-israelenses.

Barak, que foi um dos mentores da ofensiva de dezembro e janeiro contra o Hamas na Faixa de Gaza, deve manter o cargo de ministro da Defesa ainda que tenha dito mais cedo que n�o estava interessado em uma cadeira ministerial. Durante a vota��o do Partido Trabalhista sobre a forma��o da coaliz�o com a direita, Barak afirmou que, com apenas 13 cadeiras no Parlamento, a legenda n�o teria voz na oposi��o. "O povo precisa e quer um governo de unidade e que possamos equilibrar a balan�a (...). Lideraremos n�o com palavras, mas com fatos", disse o dirigente trabalhista.

Em troca do apoio a Netanyahu, o Shas dever� controlar quatro minist�rios e assegurar benef�cios � comunidade ultraortodoxa sefardita, sua base eleitoral. Entre as pastas cedidas por Netanyahu, est�o os estrat�gicos minist�rios da Habita��o, que controla a constru��o de col�nias na Cisjord�nia, e o do Interior, respons�vel pela concess�o de cidadania. O Shas op�e-se radicalmente � negocia��o de Jerusal�m Oriental, de maioria �rabe, em um eventual acordo com a Autoridade Palestina (AP) e defende a amplia��o da coloniza��o israelense na Cisjord�nia.

Trabalhistas aceitam integrar governo de direita em

Fonte: Estad�o
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir