Categoria Policia  Noticia Atualizada em 25-03-2009

PF faz operação contra crime financeiro em SP
Ação é realizada nesta quarta em prédio de construtora na Zona Sul. Operação também é realizada em outros locais de SP e no RJ.
PF faz operação contra crime financeiro em SP
Foto: G1

A Polícia Federal realiza na manhã desta quarta-feira (25) uma operação de combate a crimes financeiros, entre eles evasão de divisas, lavagem de dinheiro e fraude em licitações em São Paulo e no Rio de Janeiro. A operação recebeu o nome de Castelo de Areia.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão e dez de prisão nos dois estados – entre eles, contra quatro diretores e duas secretárias de alto escalão da construtora Camargo Corrêa. Nesta manhã, a PF estava no prédio da construtora, na Zona Sul da capital paulista.

Além deles, o articulador dos crimes e doleiros estão entre os que tiveram a prisão pedida. Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo.

Por meio de nota, a Camargo Côrrea afirmou que cumpre "rigorosamente com todas as suas obrigações legais", que gera mais de 60 mil empregos no país e em outros 20 onde atua.

A empresa disse que ainda não teve acesso ao teor do processo que autoriza a ação. "O grupo reafirma que confia em seus diretores e funcionários e que repudia a forma como foi constituída a ação, atingindo e constrangendo a comunidade Camargo Corrêa e trazendo incalculáveis prejuízos à imagem de suas empresas." Ainda segundo a nota, em 2008, o grupo faturou cerca de R$ 16 bilhões.

Movimentações financeiras

A Polícia Federal identificou movimentações financeiras nacionais e internacionais com dinheiro de origem ilícita ou não. Eram criadas empresas de fachada para o esquema.

Os suspeitos detidos poderão responder por fraudes em licitações que teriam ocorrerido em vários municípios, evasão de divisas, operação de instituição financeira sem autorização, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha – crimes que podem levar a até 27 anos de prisão.

Clientes dos investigados foram também identificados. Eles podem responder por crime de evasão, que cuja pena pode chegar a seis anos de prisão.

A operação, chamada de Castelo de Areia, é conduzida pela divisão de combate a crimes financeiros da Polícia Federal.

PF faz operação contra crime financeiro em SP.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir