Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 26-03-2009

MITOLOGIA
Eu Paula Mendes Barreto filha de Narc�sea Helena Mendes Barreto e Paulo Sergio C�rcio Barreto, estudante da escola...
MITOLOGIA

Eu Paula Mendes Barreto filha de Narc�sea Helena Mendes Barreto e Paulo Sergio C�rcio Barreto, estudante da escola "Domingos Jos� Martins" escritora e amante da mitologia grega, tive o privil�gio de expor meus trabalhos e pensamentos no site Maratimba gra�as ao meu professor de filosofia Jos� Rubens e o apoio do meu professor de portugu�s Jurandir.

Com apenas 15 anos j� posso definir minhas id�ias e objetivos que tenho para o futuro.

A mitologia para mim come�ou a ter sentido atrav�s da leitura. Her�is e personagens ganharam vida na minha mente desde o momento que aprendi a ler. Quando n�s pensamos em mitologia lembramos-nos de hist�ria que provavelmente influenciou e influencia nosso cotidiano.

Uma das mitologias que mais me mais chama aten��o � a mitologia de Tr�ia. Toda vez que pego meu livro e leio essa magn�fica hist�ria pergunto a mim mesmo se aconteceu realmente.

H� hist�ria come�a quando a deusa Ten�bra mergulha nosso jovem her�i Aquiles no lago da imortalidade, mas acaba deixando seu calcanhar direito de fora (uma parte da hist�ria que se pode dizer que � praticamente um mito).

Depois disso nosso jovem her�i cresce e se transforma em um guerreiro.

Quando Heitor e Paris, reis de Tr�ia, foram a Gr�cia procuravam se unir e conversar de assuntos pol�ticos com o rei Melaneu. Mas durante uma festa o cora��o do jovem troiano P�ris bate mais forte e ele acaba se apaixonando por Helena, mulher do rei, ou seja, rainha da Gr�cia.

Capaz de cometer loucuras por esse amor proibido P�ris n�o resisti e acaba fugindo ou raptando Helena para Tr�ia.

Ao saber disso, Melaneu, marido de Helena resolve invadir Tr�ia, guerrear e buscar Helena de qualquer forma, e � nesse exercito que encontramos Aquiles para ajudar Melaneu a vencer essa invas�o.

Depois de muitos dias de ataque e sem resolver nada apenas deixar homens feridos e mortos, os gregos com uma id�ia maravilhosa criam um enorme cavalo feito todo de madeira. Para os troianos aquele cavalo era apenas um presente de uma sugest�o de Ulisses que fez com que os gregos fossem embora e desistissem de lutar.

Os troianos alegres e orgulhosos pelo fim da luta aceitam o presente e colocam-no dentro da cidade. � noite quando todos estavam dormindo, alguns guerreiros gregos abrem os port�es e invadem Tr�ia. Dizem que durante essa invas�o Aquiles � flechado justamente no calcanhar por P�ris e n�o resiste a imensa dor e acaba morrendo. H� v�rios mitos, lendas e hist�rias sobre Tr�ia, mas todas elas sendo verdadeiras ou n�o s�o fascinastes.

Rendo-me completamente a mitologia, pois � uma cultura diferente com mitos diferentes e isso nos possibilita desfrutar desses conhecimentos e revelar a todos o prazer de entender e ler esses belos contos.

Amante da mitologia e escritora eis aqui um texto que criei divulgando aqui meu trabalho com as palavras:

Sil�ncio

Apenas eu e o sil�ncio. Aprofundo-me no som das batidas do meu cora��o.

Ao olhar para o c�u observo o branco das nuvens, e s� assim percebo que as palavras ganham vida.
Ao tocar o l�pis no papel vejo as linhas diminuindo e compreendo que sil�ncio � uma d�diva.
Em um piscar de olhos monto as frases e logo ap�s um texto.

O mundo gira na minha mente trazendo forma as palavras.
O sil�ncio deixa de ser sil�ncio e se transforma em uma enorme aventura.

Mergulho, nado pare�o um peixinho.

Rendo-me completamente ao meu interior e s� assim descubro que o sil�ncio � um enigma nas m�os de um imaginador.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Paula Mendes Barreto     |      Imprimir