Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 26-03-2009

Foguete russo com turista espacial parte para a ISS
O foguete Soyuz que transporta pela segunda vez ao espa�o o turista espacial americano Charles Simonyi decolou nesta quinta-feira
Foguete russo com turista espacial parte para a ISS
Foto: AFP

BAIKONUR, Cazaquist�o (AFP) � O foguete Soyuz que transporta pela segunda vez ao espa�o o turista espacial americano Charles Simonyi decolou nesta quinta-feira da base russa de Baikonur (Cazaquist�o) rumo � Esta��o Espacial Internacional (ISS).

O lan�amento foi realizado �s 11H49 GMT. Na nave tamb�m viajam o cosmonauta russo Gennady Padalka, que assumir� o comando da ISS, e o americano Michael Barratt, seu engenheiro de v�o.

Simonyi, um pioneiro da inform�tica que fez fortuna na Microsoft, converteu-se assim no primeiro turista a realizar um segundo e car�ssimo v�o espacial.

Este v�o � o s�timo realizado por um 'turista espacial', enquanto que Simonyi entra para a hist�ria como o primeiro indiv�duo a realizar duas miss�es desse tipo atrav�s do pagamento de uma fortuna.

O pre�o aumentou consideravelmente em rela��o � primeira vez, j� que Simonyi admitiu que esta segunda experi�ncia custar� a significativa quantia de 35 milh�es de d�lares, contra US$ 25 milh�es da primeira.

O acoplamento da Soyuz � ISS �, para Simonyi, o momento mais memor�vel. "Voc� est� no meio do nada, longe de tudo, e chega a esse objeto fant�stico, criado pelo homem, e que tem um aspecto muito fr�gil", falou � AFP por telefone, dias antes de sua decolagem.

Simonyi, de origem h�ngara, ficou milion�rio gra�as a sua carreira na Microsoft. Apesar de seu fasc�nio pelas viagens espaciais, prometeu � esposa - uma sueca, com quem casou em novembro passado - que este v�o ser� o �ltimo.

Sua carreira come�ou em Budapeste como guarda noturno de um laborat�rio inform�tico. Al�m de seus preciosos conhecimentos c�smicos, � um experiente piloto de avi�o e de helic�ptero.

Quando era adolescente, seu sonho n�o era conquistar o espa�o e sim sair da Hungria e estudar no Ocidente, conforme explicou antes de seu primeiro v�o. Sua paix�o pelo cosmos � mais recente, depois de ter assistido a um lan�amento em Cabo Canaveral, o centro espacial americano.

Em 1968, depois de chegar, aos 20 anos, nos Estados Unidos, estudou na prestigiosa Universidade californiana de Berkeley e obteve diploma em engenharia e matem�tica, seguido de um doutorado em Stanford.

Em 1981 foi contratado por uma ent�o "start-up" da costa ocidental dos Estados Unidos, agora conhecida como Microsoft.

Simonyi obteve a nacionalidade americana e se imp�s como um dos art�fices dos programas de inform�tica mais utilizados do mundo, o Word e o Excel, e, em 2002, deixou a Microsoft para fundar sua pr�pria empresa, a Intentional Software.

Foguete russo com turista espacial parte para a ISS.

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir