Categoria Incêndio  Noticia Atualizada em 27-03-2009

Incêndio em Diadema é controlado e chamas extintas
Porta-voz dos Bombeiros informa que há risco de focos de incêndio.
Incêndio em Diadema é controlado e chamas extintas
Ilustração: Arte/G1

Luciana Bonadio e Luísa Brito

O incêndio que levou destruição na manhã desta sexta-feira (27) ao bairro Vila Ruyce, em Diadema, no ABC, foi controlado e as chamas apagadas por volta das 11h. A informação é do tenente Miguel Jodas, porta-voz do Corpo de Bombeiros de São Paulo, que está no local. Mesmo assim, mais de 120 homens e 46 veículos da corporação continuam a trabalhar na região porque há o risco de haver novos focos de incêndio. A partir de agora, será iniciado o trabalho de rescaldo, com o resfriamento das áreas atingidas com o auxílio de mangueiras com água.

Quando o fogo começou, após as 7h, na Di-All Química, Distribuição, Comercialização e Importação de Produtos Químicos de Limpeza, as labaredas chegaram a atingir 150 metros de altura e puderam ser vistas do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista.

Por volta das 10h50 desta sexta, os bombeiros conseguiram entrar no prédio para jogar espuma nas chamas, que depois foram extintas. Apesar disso, ainda há risco de o prédio atingido desabar, segundo informou o tenente Jodas.

Segundo o oficial dos bombeiros, cerca de 20 casas foram evacudas e seus moradores retirados. Quinze dessas residências foram atingidas pelo fogo.

Carros de moradores que estavam nas garagens dos imóveis e alguns veículos nas ruas foram queimados. O rastro de destruição obrigou escolas e creches próximas a suspenderem as aulas. Havia risco de que o fogo atingisse esses locais.

Segundo os bombeiros, pelo menos seis pessoas, uma delas um bombeiro, ficaram feridas ao inalar fumaça e foram encaminhadas para hospitais da região. A área em torno da fábrica atingida pelo incêndio foi isolada e os imóveis, evacuados. Muitas pessoas deixaram as casas chorando.

O tenente Jodas informou que os bombeiros foram acionados às 7h23 e oito minutos depois já estavam no local para tentar apagar as chamas. Ele, no entanto, ainda não sabe informar as causas do fogo na Di-All, fábrica de produtos de limpeza.

Segundo os bombeiros, a fábrica estava fechada e não havia ninguém nela quando o fogo começou. O incêndio também levou pânico aos moradores que tiveram de deixar suas residências levando animais, como cães e gatos, no colo.

Cães no colo

Toda a região foi interditada porque havia risco de que o fogo consumisse mais imóveis. Três quarteirões na região foram bloqueados. As chamas também atingiram uma fábrica de aço inox e refratários.

A coluna de fumaça alcançava cerca de 150 metros. As chamas atingiram também postes e transformadores de luz, causando explosões. Postes de iluminação foram danificados pelo fogo e luz e telefone foram cortados.

A Prefeitura de Diadema informa que os moradores estão sendo levados para um ginásio poliesportivo. As vítimas intoxicadas foram para um hospital municipal. Uma escola e uma creche, próximas ao foco de incêndio, tiveram as aulas suspensas.

Equipes da Defesa Civil da cidade seguiram para o local do incêndio. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, também foi deslocado para ajudar no resgate das vítimas. Muitas eram vistas sendo carregadas em macas.

A indústria atingida fica na Avenida Henrique de Leo, próxima à rodovia dos Imigrantes.

Incêndio em Diadema é controlado e chamas extintas, dizem Bombeiros
Vizinhos saíram com cães no colo; aulas foram canceladas em escola.
Porta-voz dos Bombeiros informa que há risco de focos de incêndio.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir