Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-03-2009

Obama anuncia nova estratégia antiterror
Bin Laden planeja novos ataques contra EUA
Obama anuncia nova estratégia antiterror
Foto: AFP

WASHINGTON, EUA (AFP) — O presidente Barack Obama anunciou nesta sexta-feira sua nova estratégia para eliminar o terrorismo no Afeganistão e seu vizinho Paquistão e foi firme em seu discurso ao alertar os terroristas dos talibãs e da rede Al-Qaeda: "nós vamos vencer".

Além de advertir que as conflituosas regiões fronteiriças do Paquistão são o lugar mais perigoso do mundo para os americanos, descreveu a rede Al-Qaeda como um "câncer" que pode devorar o Paquistão.

"A situação é cada mais perigosa. Há mais de sete anos que os talibãs foram derrubados, mas a guerra continua e os insurgentes controlam partes do Afeganistão e do Paquistão", afirmou.

Dessa forma, a nova estratégia situa a estabilização do Paquistão no centro do novo enfoque americano de combate à Al-Qaeda, o qual, segundo Obama, foi deixado de lado em função do Iraque.

"A Al-Qaeda e seus aliados, os terroristas que planejaram e apoiam os ataques de 11/9 estão no Paquistão e Afeganistão. Fontes da inteligência afirmam que a Al-Qaeda está ativamente planejando ataques nos Estados Unidos em seu abrigo seguro no Paquistão".

O presidente também pediu aos aliados dos Estados Unidos que se unam em um novo esforço civil para estabilizar o Afeganistão e advertiu que não fará "vista grossa" à corrupção do governo afegão, que prejudica a confiança da comunidade internacional em seus dirigentes.

"Os ataques contra nossas tropas, nossos aliados da Otan, e o governo afegão aumentaram progressivamente. E o mais doloroso é que 2008 foi o ano mais letal da guerra para as forças americanas".

Obama afirmou que, se o Paquistão não agir para controlar o terrorrismo, os Estados Unidos o farão.

Para isso, propôs estabelecer um novo grupo de contato no Afeganistão que inclua o Irã para resolver o problema dos talibãs e da insurgência da Al-Qaeda.

"Quero que o povo americano entenda que temos um objetivo claro e centrado: desbaratar, desmantelar e derrotar a Al-Qaeda no Paquistão e Afeganistão e prevenir seu regresso a esses países no futuro", afirmou. "Esse é o objetivo a alcançar. E aos terroristas que nos enfrentam, minha mensagem é a mesma: vamos vencer".

Segundo fontes da Defesa, o presidente americano quer o envio de mais 4.000 soldados ao Afeganistão para ajudar no treinamento das forças de segurança afegãs.

Paralelo a isso, anunciou uma ajuda de 1,5 bilhão de dólares a Islamabad para a luta contra o terrorismo

No mês passado, o governo dos EUA decidiu enviar 17.000 homens para reforçar seu contingente de 38.000 militares presente no Afeganistão.

No total, há mais de 75 mil soldados estrangeiros no Afeganistão, mas tal contingente não tem conseguido deter a escalada naquele país, onde os talibãs controlam diversas áreas.

Numa reação imediata, tanto o Afeganistão como o Paquistão saudaram a estratégia anunciada por Obama.

O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, agradeceu a intenção dos Estados Unidos em "reforçar a democracia" e sua decisão de triplicar a ajuda ao Paquistão, informou a agência estatal de notícias de Islamabad APP.

"O presidente Asif Ali Zardari destaca as iniciativas do presidente dos Estados Unidos para o Paquistão, em particular o apelo ao Congresso de seu país para fazer aprovar uma ajuda anual de 1,5 bilhão de dólares ao Paquistão", diz a APP.

"Segundo o presidente Zardari, o discurso do presidente Obama sobre uma nova estratégia para o Afeganistão e o Paquistão vai fortalecer ainda mais os laços de amizade entre os dois países", acrescentou a agência.

O Afeganistão, por sua vez, fez questão de ressaltar a menção de Obama de que a ameaça da Al-Qaeda provém do Paquistão.

"Saudamos a declaração do presidente Obama e aprovamos o seu conteúdo", declarou à AFP o porta-voz da Presidência afegã, Homayun Hamidzada.

"Apreciamos particularmente o reconhecimento do fato de que a ameaça imposta pela Al-Qaeda emana do Paquistão e representa um perigo para o Afeganistão e para nossos amigos da comunidade internacional", acrescentou.

"A revisão da estratégia americana leva em consideração os pontos para os quais havíamos alertado nossos amigos americanos, em particular a dimensão regional do problema", prosseguiu o porta-voz.

Obama anuncia nova estratégia antiterror e afirma: EUA vão vencer.

Bin Laden planeja novos ataques contra EUA.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir