Categoria Incêndio  Noticia Atualizada em 27-03-2009

Após mais de 3 horas de fogo, moradores de Diadema contabilizam prejuízos
Incêndio em indústria atingiu casas vizinhas e desalojou moradores.
Após mais de 3 horas de fogo, moradores de Diadema contabilizam prejuízos
Arte/G1

Luciana Bonadio e Luísa Brito

Após o fogo de 3 horas e meia destruir na manhã desta sexta-feira (27) uma indústria, atingir cerca de 15 imóveis vizinhos e levar 18 pessoas para o hospital, os moradores do bairro Vila Ruyce, em Diadema, no ABC, contabilizam agora os prejuízos.

As causas do incêndio na Di-All Química, Distribuição, Comercialização e Importação de Produtos Químicos de Limpeza ainda são desconhecidas.

O Corpo de Bombeiros chegou ao local por volta das 7h30, dez minutos depois do início do incêndio. Segundo o tenente Miguel Jodas, porta-voz dos Bombeiros, o incêndio foi controlado e as chamas apagadas perto das 11h. Devido às explosões, labaredas e fumaça escura chegaram a atingir 150 metros de altura e puderam ser vistas do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.

Apesar de não haver mais chamas no local, ainda há fumaça. Equipes continuavam na área atingida por volta das 14h30 por causa do risco de novos focos de incêndio. No momento, era feito um trabalho de resfriamento, com o uso de mangueiras com água e espuma.

Cerca de três quarteirões foram isolados. As aulas também foram suspensas em uma escola e numa creche próximas da indústria incendiada. Equipes da Defesa Civil da cidade foram para o local. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, também foi deslocado para ajudar no resgate das vítimas. Muitas foram vistas sendo carregadas em macas.
Asfalto derreteu

Após o fogo, a reportagem do G1 se aproximou do local do incêndio e encontrou o asfalto derretido pelas altas temperaturas, que atingiram 1.000ºC, segundo os bombeiros.

Também foi possível localizar casas consumidas pelas chamas e carros carbonizados dentro de garagens. O drama estava estampado no rosto dos moradores que tiveram de sair às pressas, muitos levando o que podiam, como animais no colo. Quem viu o fogo destruir seus bens chorava de tristeza.

Por conta da fumaça na região, muitas pessoas inalaram o produto tóxico e tiveram de ser atendidas pelas equipes de resgate, que também se dirigiram ao local, e levadas para hospitais próximos. Por volta das 13h, a Prefeitura de Diadema informou que 18 vítimas do incêndio foram atendidas: 11 delas por inalação de fumaça – uma é um bombeiro; uma gestante por se sentir mal; duas pessoas com ferimentos leves; três com crise nervosa. Nenhuma delas, no entanto, corre risco de morte.

Segundo o oficial dos bombeiros, cerca de 20 casas foram evacuadas e seus moradores retirados e conduzidos para o Ginásio Esportivo Rômulo Arantes do Nascimento, no Jardim Portinari, também em Diadema. Quinze dessas residências foram atingidas pelo fogo. O atendimento às famílias atingidas é feito pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania que realiza o cadastramento daquelas que tiveram as casas atingidas. Até o momento, nenhum morador optou pelo serviço de abrigo.

Como as casas ficaram vazias, alguns criminosos decidiram agir e tentaram saquear os imóveis. A informação foi confirmada pela Polícia Militar, que registrou alguns assaltos no local e decidiu reforçar a segurança.
500 imóveis sem luz

As chamas atingiram também postes e transformadores de luz, causando explosões e apagões. Telefones ficaram mudos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Eletropaulo, mais de 500 imóveis ficaram sem energia durante incêndio em Diadema.

Outras 30 casas continuam sem luz. A força foi desligada por volta das 7h33, quando as chamas derreteram os cabos dos postes. Às 8h53, 80% da energia havia sido restabelecida. Perto das 9h55, mais 15% também tiveram o serviço normalizado. No início da tarde restavam 5%, ou 35 casas, sem luz. Os técnicos aguardavam a liberação dos bombeiros para consertar os postes danificados e restabelecer a luz.
Risco de desabamento

De acordo com os bombeiros, há risco de o prédio atingido desabar. Segundo os bombeiros, a fábrica estava fechada e não havia ninguém nela quando o fogo começou. Segundo a prefeitura, a empresa tem autorização da administração pública e dos bombeiros para funcionar. A indústria atingida fica na Avenida Henrique de Leo, próxima à rodovia dos Imigrantes. O G1 não conseguiu localizar os responsáveis da Di-All Química para comentar o assunto.

Após mais de 3 horas de fogo, moradores de Diadema contabilizam prejuízos
Incêndio em indústria atingiu casas vizinhas e desalojou moradores.
Seis pessoas foram intoxicadas por fumaça nesta sexta (27).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir