Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-03-2009

Rascunho de comunicado do G20 prevê recuperação no fim de 20
Os dirigentes do G20, que se reúnem no dia 2 em Londres, antecipam a retomada do crescimento da economia mundial no final de 2010
Rascunho de comunicado do G20 prevê recuperação no fim de 20
Foto: MídiaCon

LONDRES, Reino Unido (AFP) — Os dirigentes do G20, que se reúnem no dia 2 em Londres, antecipam a retomada do crescimento da economia mundial no final de 2010, segundo o rascunho de um comunicado, publicado neste domingo pelo Financial Times (FT).

O projeto, que contém 24 pontos, reitera o compromisso dos membros do G20 de evitar o protecionismo, mas é pouco preciso sobre a necessidade de um enfoque global para um pacote de estímulo orçamentário.
No rascunho, os dirigentes acrescentam que as medidas nacionais de reativação orçamentária adotadas por inúmeros países do G20 aumentarão a produção mundial em mais de dois pontos percentuais e criarão mais de 20 milhões de empregos.

Os dirigentes acrescentam, segundo o site do FT, que, com medidas de apoio aos sistemas orçamentários e bancários, assim como o crescimento dos recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia mundial poderá crescer até o fim do próximo ano.

O esboço determina ações a serem tomadas em relação a fundos de investimento, pagamento a banqueiros, paraísos fiscais, câmbio e reservas de capital bancário.

De acordo com o documento, os pagamentos e a concessão de bônus a executivos devem premiar desempenho, crescimento sustentável, evitando-se o risco excessivo.

Os fundos de investimentos seriam monitorados por um Fórum de Estabilidade Financeira mais fortalecido e que incluiria todos os países do G20. Será pedida ao FMI a apresentação de propostas para o uso da renda com as vendas das reservas em ouro para apoiar países pobres.

Já os paraísos fiscais devem ser mencionados em documento à parte.

Rascunho de comunicado do G20 prevê recuperação no fim de 2010.

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir