Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-03-2009

Em Londrina, eleitores de reduto de Belinati consideram cassação "injusta"
Região dos Cinco Conjuntos concentrou votos do candidato impugnado.
Em Londrina, eleitores de reduto de Belinati consideram cassação
Foto: http://www.matracas.com.br

Amauri Arrais

A região conhecida como Cinco Conjuntos, na periferia de Londrina (PR), teve um dia de votação de pouco movimento. Uma das maiores zonas eleitorais da cidade, onde votam cerca de 70 mil pessoas, o lugar é um reduto do prefeito impugnado Antonio Belinati (PP), que entregou à comunidade os primeiros conjuntos habitacionais que deram origem ao nome, nos anos 80.

O G1 conversou com eleitores que consideraram que o ex-prefeito, que teve o registro da candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi "injustiçado" ao ser impedido de assumir o mandato para o qual havia sido eleito. A abstenção no pleito deste domingo, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, foi de 20%.

"Dos 383 eleitores inscritos nessa zona, 330 votaram em outubro. Hoje, o número não chegou a 300", conta o primeiro mesário Paulo Roberto Santos, 32 anos, que há dez anos trabalha como mesário na Escola Ruth Lemos, o maior colégio eleitoral da comunidade, pouco antes do fechamento das urnas.

O G1 esteve no local por cerca de uma hora na tarde deste domingo, período no qual os eleitores não tiveram que enfrentar fila. Cinco Conjuntos foi um dos trunfos da eleição de Belinati – o deputado obteve 68,65% dos votos no segundo turno contra 31,35% do então adversário Luiz Carlos Hauly (PSDB). Foi também o local escolhido por Barbosa Neto, candidato agora apoiado pelo impugnado, para o último comício da campanha "extra", que teve participação de Belinati.

Cassação "injusta"

Eleitora de Belinati no primeiro turno das eleições, a zeladora Fátima Azarias, 31 anos, conta ter votado em Barbosa não pelo apoio do principal padrinho politico, mas por não gostar do tucano Hauly. "Cada candidato é um candidato. Acho que ele não representa a política de Belinati, mas a dele mesmo. Mas não gosto do Hauly", diz ela, que considera "injusta" a cassação do registro do deputado pepista.

Já para a autônoma Fernanda Roberta, 27 anos, o voto em Luiz Carlos Hauly não contraria o apoio a Belinati, que também considera "injustiçado" pela impugnação. "O Barbosa falou mal do Belinati a campanha inteira e depois que perdeu (no primeiro turno) apareceu abraçando ele", diz, para justificar o voto no adversário político do impugnado.

Para o pedreiro Laércio Gama da Silva, 71 anos, 12 deles vividos no Cinco Conjuntos, as medidas punitivas contra Belinati deveriam ter sido tomadas antes da votação. O pedreiro, que disse "sempre ter sido eleitor dele", desconversa quando questionado se acredita na inocência do candidato: "Não dá para saber. A gente escuta falar essas coisas (acusações) de muitos. Eu prefiro não jogar pedra em nenhum."

No outro extremo está o microempresário Felipe Durães, 25 anos, que declarou voto em Barbosa Neto, apesar de considerar que o padrinho Belinati, em quem votou no segundo turno, tenha "que pagar pelo que fez". "Está provado que ele fez (irregularidades), senão não teriam tirado o mandato dele", diz.

Em Londrina, eleitores de reduto de Belinati consideram cassação "injusta"
Região dos Cinco Conjuntos concentrou votos do candidato impugnado.
Abstenção no "terceiro turno" da cidade foi de 20%, segundo o TRE.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir