Categoria Economia  Noticia Atualizada em 30-03-2009

Atenta ao mercado externo, Bovespa opera em forte baixa
GM e Chrysler est�o no foco dos investidores nesta segunda-feira (30).
Atenta ao mercado externo, Bovespa opera em forte baixa
Foto: http://atoseconsequencias.files.wordpress.com

A Bolsa de Valores de S�o Paulo (Bovespa) inicia a semana operando em baixa. �s 14h45, o Ibovespa, principal �ndice da bolsa paulista ca�a 3,12%, aos 40.597 pontos.

A Casa Branca rejeitou os planos de recupera��o da General Motors (GM) e da Chrysler e sugeriu que um fal�ncia planejada das duas empresas possa ser a melhora sa�da. O presidente da GM, Rick Wagoner, foi destitu�do do cargo a pedido do governo no domingo.

Para a Chrysler, o governo deu um prazo de 30 dias para negociar uma uni�o ou parceria com a italiana Fiat. Se a companhia chegar a um acordo antes desse prazo, o governo liberar� US$ 6 bilh�es. O assunto est� na pauta do presidente americano Barack Obama, que tem um discurso agendado para esta segunda.

"O medo voltou", resumiu Luiz Roberto Monteiro, assessor financeiro da corretora Souza Barros.

Medidas no Brasil

No �mbito interno, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou novas medidas de est�mulo � economia, que incluem a prorroga��o de redu��o do IPI para compra de carros novos e isen��o do imposto para a compra de revestimentos, tintas e cimento.

De acordo com Mantega, a expectativa do governo com as medidas � que o emprego tenha saldo positivo em 2009. Mantega disse que, antes do resultado do PIB, esperava um crescimento de 4% da economia neste ano. Agora, o ministro diz que ficar� satisfeito com qualquer resultado positivo.

"Vou me dar por satisfeito em 2009 se tivermos crescimento positivo de 1%, 2%, seja qual for ele. De modo que consigamos manter as conquistas dos �ltimos anos", disse referindo-se, entre outros aspectos, ao n�vel de emprego.

Outros preg�es

A segunda-feira tamb�m � negativa em Wall Street, onde o setor automobil�stico est� no foco dos agentes. Por volta das 14h50, o �ndice Dow Jones, refer�ncia para o mercado americano, tinha baixa de 3,69%, aos 7.488 pontos.

Na Europa, o resultado tamb�m foi negativo, tamb�m pressionadas pelo decl�nio das a��es do setor banc�rio ap�s a Espanha ter sido for�ada a resgatar o banco regional CCM. O �ndice FTSEurofirst 300, refer�ncia das principais pra�as da regi�o, recuou 3,85%, para 709 pontos.

As not�cias do domingo nos Estados Unidos bateram primeiro nos mercados asi�ticos, onde o Nikkei 225, da bolsa de T�quio, caiu 4,53%. Seul perdeu 3,24% e Hong Kong e Xangai desvalorizaram 4,70% e 0,69%, respectivamente.

(Com informa��es da Reuters e Valor OnLine)

Atenta ao mercado externo, Bovespa opera em forte baixa
GM e Chrysler est�o no foco dos investidores nesta segunda-feira (30).
Governo brasileiro anunciou pacote de est�mulo � economia pela manh�.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir