Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 31-03-2009

Jornal aponta 23 mortos e 251 desaparecidos em naufrágios
Pelo menos 23 imigrantes ilegais morreram e outros 251 estão desaparecidos no mar após o naufrágio...
Jornal aponta 23 mortos e 251 desaparecidos em naufrágios
Foto: http://www1.folha.uol.com.br

Trípoli, 31 mar (EFE).- Pelo menos 23 imigrantes ilegais morreram e outros 251 estão desaparecidos no mar após o naufrágio de três embarcações perto da costa da Líbia, informou hoje o diário local "Oea".

A guarda costeira líbia conseguiu resgatar até o momento 21 dos ocupantes das três embarcações.

Segundo o diário, outros 350 imigrantes, de várias nacionalidades, foram resgatados pela guarda costeira líbia em uma operação diferente após outro naufrágio, entre eles várias mulheres e crianças.

No domingo os serviços de segurança líbios receberam chamadas de socorro procedentes do litoral, perto da localidade de Sidi Belal.

Uma vez no local, a guarda costeira conseguiu resgatar 21 imigrantes e recuperar 23 corpos, enquanto outros 251 se encontram desaparecidos.

Segundo declararam os sobreviventes, cerca de 300 ilegais tinham embarcado em três barcos na noite do sábado em uma praia próxima a Trípoli para tentar chegar ao sul da Europa.

O diário indica ainda que, em uma operação diferente realizada na segunda-feira, a guarda costeira conseguiu resgatar outros 350 clandestinos.

A embarcação, onde viajavam pessoas sem documentos de diferentes nacionalidades, tinha naufragado perto das costas da localidade de Bouri.

Mais cedo, o porta-voz da Organização Internacional de Migrações (OIM), Jean-Phillipe Chauzy, confirmou à Agência Efe os naufrágios e estimou em centenas o número de desaparecidos.

Segundo ele, após receber informação de "muitas saídas de embarcações da Líbia nas últimas 36 horas", foi confirmado que "até três navios afundaram" e que é "muito possível que tenham desaparecido até 300 pessoas".

O representante da OIM afirmou que tais informações foram confirmadas por fontes diplomáticas europeias em Trípoli.

O porta-voz ressaltou que esse tipo de embarcação utilizada na imigração clandestina "não conta com equipamentos de sobrevivência, salva-vidas nem botes infláveis, de modo a poder levar mais gente a bordo, o que reduz as possibilidades de que se encontre sobreviventes".

Embora não tenha dado informação precisa, o Ministério do Interior líbio confirmou também a tragédia, segundo o porta-voz.

De acordo com ele, apesar de que o mar estava relativamente tranquilo, um forte vento soprava na zona, o que teria feito com que os navios com sobrepeso tombassem. EFE

Jornal aponta 23 mortos e 251 desaparecidos em naufrágios na Líbia.

Pelo menos 23 imigrantes ilegais morreram e outros 251 estão desaparecidos no mar após o naufrágio...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir