Categoria Politica  Noticia Atualizada em 31-03-2009

CNI apresenta pauta legislativa e aposta no novo rito das MP
om 119 propostas para mudar a legisla��o e favorecer o setor produtivo.
CNI apresenta pauta legislativa e aposta no novo rito das MP
Foto: http://www.rue89.com/

O presidente da Confedera��o Nacional da Ind�stria (CNI), o deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB-PE), defendeu nesta ter�a-feira (31) as medidas anunciadas pelo governo na segunda-feira (30) para ativar a economia do pa�s. Segundo ele, a desonera��o de produtos da constru��o civil vai estimular ainda mais o programa habitacional lan�ado na semana passada.

Ele comentou o novo pacote de isen��es fiscais do governo durante o lan�amento da Agenda Legislativa da CNI, com 119 propostas para mudar a legisla��o e favorecer o setor produtivo.

Monteiro Neto disse ainda que o governo agiu corretamente ao manter por mais tr�s meses a redu��o da al�quota de IPI sobre os autom�veis. O dirigente afirmou que o governo pode at� incrementar sua arrecada��o l�quida com a medida.

"A renova��o de isen��o de IPI na �rea de autom�veis era uma medida de que se impunha j� que, diferentemente do mundo, o Brasil conseguiu manter um certo n�vel de venda no setor automobil�stico, que tem extraordin�ria import�ncia na forma��o do PIB da ind�stria", argumentou.

O empres�rio disse que o aumento das al�quotas que incidem sobre a produ��o e comercializa��o dos cigarros foi muito forte, mas a medida se explica devido ao quadro fiscal do governo federal.

"Evidentemente, considerando o novo quadro fiscal e a queda da arrecada��o, o governo buscou uma compensa��o, elevando de forma muito forte as al�quotas no setor de cigarro. Evidentemente que quando se faz desonera��o onerando outros setores, essa n�o � a melhor forma de fazer. Mas, o fato � que neste momento com as atuais circunst�ncias terminaram exigindo essa solu��o, que volto a dizer n�o � a melhor, mas foi a solu��o poss�vel", afirmou o presidente da CNI.

Presidente da CNI defende medidas econ�micas tomadas pelo governo
Segundo ele, aumento de impostos ao cigarro n�o � bom, mas necess�rio.
Armando Monteiro Neto elogiou manuten��o do IPI reduzido sobre carros.

CNI apresenta pauta legislativa e aposta no novo rito das MPs

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir