Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-04-2009

Lula e Sarkozy se reúnem antes do G20
O presidente francês, Nicolas Sarkozy (E), recebe o colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Eliseu, em Paris
Lula e Sarkozy se reúnem antes do G20
Foto: AFP

PARIS, França (AFP) — O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, foi recebido nesta quarta-feira, em Paris, pelo colega francês, Nicolas Sarkozy, para uma reunião prévia ao encontro de cúpula do G20 de quinta-feira em Londres.

Sarkozy recebeu Lula nas escadas do Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, antes de uma reunião de trabalho, que será seguida de um almoço.

O presidente do Brasil chegou acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o assessor para Relações Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Mais cedo, fontes diplomáticas brasileiras afirmaram que o país tem um interesse especial na reforma das instituições financeiras, começando pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Lula desembarcou na noite de terça-feira em Paris, procedente de Doha, onde na terça-feira assistiu a segunda reunião entre os 22 países da Liga Árabe e os 12 da América do Sul.

À tarde, Lula viajará de trem para Londres.

Nas últimas semanas o Brasil insistiu na necessidade de conclusão da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), que o país considera a melhor maneira de acabar com as tentações protecionistas provocadas pela crise econômica.

Em uma entrevista publicada na edição de segunda-feira do jornal francês Le Monde, o presidente Lula afirmou que, diante da atual crise mundial, os problemas mais urgentes são o restabelecimento do crédito e a luta contra o protecionismo.

Lula afirmou esperar que o G20 "possa apresentar soluções capazes de contra-atacar os efeitos devastadores da crise e levar a uma profunda reformulação da economia internacional a médio e longo prazo".

Lula e Sarkozy se reúnem antes do G20.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy (E), recebe o colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Eliseu, em Paris.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir