Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-04-2009

Milhares de manifestantes e policiais se enfrentam no centro
Milhares de manifestantes, muitos usando m�scaras, e milhares de policiais se enfrentavam nesta quarta-feira em pleno cora��o financeiro de Londres
Milhares de manifestantes e policiais se enfrentam no centro
Foto: AFP

LONDRES, Reino Unido (AFP) � Milhares de manifestantes, muitos usando m�scaras, e milhares de policiais se enfrentavam nesta quarta-feira em pleno cora��o financeiro de Londres num momento em que os principais l�deres mundiais chegam � capital londrina para participar na reuni�o de c�pula do G20 nesta quinta-feira.

Numa das v�rias ocorr�ncias durante os dist�rbios, alguns manifestantes quebraram as vidra�as de uma ag�ncia do Royal Bank of Scotland (RBS).

Apesar do impressionante esquema de seguran�a da pol�cia, os manifestantes conseguiram entrar na ag�ncia do banco recentemente resgatado pelo governo brit�nico.

Vigiados por milhares de policiais e escoltados por 'quatro cavaleiros do Apocalipse' em papel mach� - simbolizando a guerra, o caos clim�tico e os crimes financeiros -, os manifestantes se reuniram cedo nas proximidades do Banco da Inglaterra para expressar sua revolta contra os bancos e os banqueiros.

A pol�cia calcula at� o momento que cerca de 4.000 manifestantes se encontram nas ruas da City, o centro financeiro londrino.

Cinco mil policiais foram mobilizados para proteger os chefes de Estado e de Governo dos 20 pa�ses que se reunir�o nesta quinta.

Uma das marchas previstas na s�rie de protestos, entre Victoria Embankment e o Hyde Park, pode ser a mais importantes vivida por Londres desde que um milh�o de pessoas sa�ram �s ruas em 2003 para expressar sua oposi��o � guerra do Iraque.

A marcha � organizada pela Put People First, uma coaliz�o de 120 organiza��es, que v�o de sindicatos a ONGs ecologistas, que reclamam "uma divis�o equitativa da riqueza, empregos aceit�veis para todos e um futuro menos poluente".

Um movimento anarquista convocou a popula��o "a queimar os banqueiros", e entidades como o banco JP Morgan decidiram recomendar seu pessoal a trocar o terno e a gravata por trajes mais informais para n�o chamar a aten��o.

Os movimentos mais diversos uniram esfor�os para ocupar o espa�o da m�dia. Nesta quarta, a 'Stop The War Coalition' organizar� uma marcha at� a embaixada americana em Londres para exigir uma ruptura clara com a pol�tica externa do ex-presidente americano George W. Bush.

E tamb�m est� prevista uma c�pula alternativa, na presen�a do ex-prefeito trabalhista de Londres, Ken Livingstone.

No Excel Centre ser� exposto um iceberg gigante para protestar contra a mudan�a clim�tica e v�rias concentra��es est�o previstas para a quinta nesse mesmo local.

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir