Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 02-04-2009

Brasil vence Peru por 3 a 0 no Beira-Rio
Lu�s Fabiano, duas vezes, e Felipe Melo fizeram os gols
Brasil vence Peru por 3 a 0 no Beira-Rio
Foto: Fernando Gomes

Eduardo Cecconi | [email protected]

Ap�s tr�s jogos no Brasil, a Sele��o se reencontrou com os gols e com a vit�ria. Em um Beira-Rio que n�o ficou lotado, o time de Dunga venceu o Peru por 3 a 0 com facilidade, na noite desta quarta. Com o resultado, reassumiu a vice-lideran�a das Eliminat�rias Sul-Americanas � Copa do Mundo de 2010. Foi a primeira vit�ria oficial do Brasil em casa desde 2007.

Lu�s Fabiano abriu o placar cobrando p�nalti e ampliou em uma jogada de centroavante, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Felipe Melo fez o terceiro ap�s roubar a bola, vencer a dividida com um advers�rio e ganhar de outro na habilidade.

No segundo tempo, Dunga atendeu � torcida ga�cha, colocando Alexandre Pato no lugar de Robinho e Ronaldinho no de Elano.

Time diferente

Dunga realizou duas altera��es na equipe que iniciou a partida contra o Peru, em compara��o com o time que empatou no Equador na rodada passada: Kak� reassumiu a titularidade, substituindo Ronaldinho; e o lateral-esquerdo Marcelo deu lugar a Kleber, do Inter. Al�m disso, Maicon, lesionado, foi substitu�do por Daniel Alves.

E a primeira troca surtiu efeito quase imediato. Rec�m recuperado de les�o, ainda que abaixo da melhor forma f�sica, Kak� revitalizou o meio-campo brasileiro. Movimentando-se pelos lados, atraiu as tabelas com Elano na direita, ou Robinho pela esquerda. Ao trio de articuladores, somaram-se os laterais � principalmente Daniel Alves � e o centroavante Lu�s Fabiano. Mesmo sem brilho, e frente a um pared�o defensivo, o Brasil n�o demorou para abrir o placar.

Aos 17min, Kak� recebeu na �rea e, quando se desvencilhava da marca��o, foi derrubado pelo zagueiro Zambrano. P�nalti bem marcado, e cobrado com perfei��o por Lu�s Fabiano. O "Fabuloso", como � conhecido no Sevilla, bateu rasteiro, no canto direito.

Mas, se a arbitragem argentina acertou no primeiro gol, errou no segundo. Nove minutos depois, Daniel Alves encontrou Lu�s Fabiano completamente livre. Impedido, o camisa 9 brasileiro dominou no peito e bateu na sa�da do goleiro Butr�n, fazendo 2 a 0 � foi o sexto gol de Lu�s Fabiano, artilheiro do Brasil, nas Eliminat�rias.

O placar, alcan�ado quando Dunga j� havia feito a primeira altera��o � o zagueiro Miranda substitui Luis�o, lesionado � arrefeceu o �nimo brasileiro. Kak� diminuiu o ritmo, Robinho e Elano erraram passes, e a Sele��o contou apenas com a velocidade de Daniel Alves. Com isso, a torcida pediu mais uma troca, clamando pela entrada de Alexandre Pato.

Gol para abafar vaias

Dunga n�o atendeu ao apelo dos torcedores, e retornou do vesti�rio sem fazer altera��es. Mas o desempenho da Sele��o come�ou a impacientar os torcedores, ansiosos pela entrada do ex-atacante colorado. Cada passe errado, ou jogada mal acabada, repercutia com murm�rios ou vaias nas arquibancadas. Coube ent�o ao volante Felipe Melo abafar a insatisfa��o.

Aos 18 minutos, com muita ra�a, ele venceu uma dividida, invadiu a �rea em velocidade, passou por dois defensores e bateu de esquerda na sa�da do goleiro, ampliando o placar: 3 a 0 para o Brasil.

Com a vit�ria garantida, Dunga chamou Alexandre Pato. O jogador do Milan substituiu Robinho faltando 20 minutos para o final da partida. Sete minutos depois, Ronaldinho entrou no lugar de Elano. A dupla de ex-jogadores da dupla Gre-Nal se movimentou e buscou tabelas. O melhor momento da parceria aconteceu aos 40 minutos. Pato recebeu lan�amento, mas o goleiro peruano interceptou com a m�o fora da �rea. Na cobran�a da falta, Ronaldinho foi parado por mais uma defesa de Butr�n.

Apesar da euforia dos torcedores pela presen�a dos �dolos, entretanto, o Brasil n�o conseguiu ampliar o placar. Sob aplausos, a Sele��o de Dunga encerrou o confronto com o Peru vencendo por 3 a 0.

Pela 13� rodada das Eliminat�rias Sul-Americanas, o Brasil joga no dia 6 de junho, contra o Uruguai, em Montevid�u. No mesmo dia, o Peru recebe o Equador. Em 9 de junho, o Brasil joga em casa contra o Paraguai.

Brasil vence Peru por 3 a 0 no Beira-Rio
Lu�s Fabiano, duas vezes, e Felipe Melo fizeram os gols

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir