Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 02-04-2009

Brasil joga futebol "de verdade"
Sele��o brasileira apaga p�ssima imagem deixada na partida contra o Equador, afasta futebol "de mentira" no 1� de abril...
Brasil joga futebol
Foto: Reuters/S�rgio Moraes

A sele��o brasileira n�o deu espa�o para a zebra atacar em Porto Alegre nesta quarta-feira e, no gramado do est�dio Beira-Rio, n�o brincou com a emo��o dos torcedores que acompanharam o duelo contra o Peru, vencendo por 3 a 0 pelas eliminat�rias da Copa de 2010.

Com uma partida bem jogada, principalmente no primeiro tempo, os comandados de Dunga apagaram a p�ssima imagem deixada no empate por 1 a 1 diante do Equador, domingo, em Quito.

A boa exibi��o, em noite que marcou o retorno de Kak� ao meio-campo verde e amarelo, serviu para recolocar a equipe no segundo lugar das Eliminat�rias Sul-americanas para a Copa de 2010, gra�as � goleada sofrida pela Argentina diante da Bol�via (6 a 1), em La Paz, este sim um resultado com cara e jeito de dia da mentira.

Os gols marcados contra os peruanos tamb�m serviram para matar as saudades da torcida brasileira, que n�o comemorava uma bola estufando as redes em jogos v�lidos por Eliminat�rias desde novembro de 2007, quando Luis Fabiano marcou duas vezes na virada sobre o Uruguai, no Morumbi. No ano passado, os confrontos contra Argentina, Bol�via e Col�mbia terminaram 0 a 0.

E quis o destino que o pr�prio Luis Fabiano, aos 17 minutos do primeiro tempo, em cobran�a de p�nalti sofrido por Kak�, quebrasse o inc�modo jejum e abrisse o caminho para a vit�ria que recolocou o Brasil na vice-lideran�a.

Em noite inspirada, o artilheiro do Sevilla, da Espanha, marcou mais um aos 27 da etapa inicial e praticamente assegurou a vit�ria. O jogador chegou a 11 gols sob o comando do t�cnico Dunga e assumiu a vice-artilharia da sele��o nesse per�odo, um atr�s de Robinho e um � frente de Kak�. Felipe Melo, em seu terceiro jogo consecutivo como titular do meio-campo, completou o placar.

A sele��o brasileira volta a campo pelas Eliminat�rias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010 no dia 7 de junho, quando ter� pela frente o Uruguai, em Montevid�u. J� a sele��o peruana voltar� a atuar diante de sua insatisfeita torcida, desta vez contra o Equador.

O jogo: Apoiado pela torcida que compareceu em bom n�mero ao Beira-Rio, a sele��o brasileira comandou as a��es desde o apito inicial do argentino S�rgio Pezzota. E poderia ter aberto o placar logo aos sete minutos, quando Luis Fabiano, que j� marcara um gol em impedimento momentos antes, passou pelo goleiro e chutou cruzado, mas viu a bola passar perto da linha do gol e n�o entrar.

Dez minutos mais tarde, o ex-s�o-paulino quebrou um jejum de mais de um ano da equipe sem marcar gols em casa em jogos v�lidos pelas Eliminat�rias ao converter, com categoria, um p�nalti indiscut�vel cometido em cima de Kak�: 1 a 0 Brasil.

Em noite inspirada, Luis Fabiano fez novamente a alegria da torcida ga�cha ao receber lan�amento (em impedimento), matar a bola no peito e tocar com categoria, na sa�da do goleiro Butr�n, para ampliar o marcador e dar tranquilidade � equipe de Dunga, que se deu ao luxo de perder mais duas oportunidades de gol antes da descida para os vesti�rios.

"Patooo, Patooo": O Brasil voltou igual para a segunda etapa e o apoiado Dunga ouviu insistentemente os gritos da torcida colorada para que Alexandre Pato, ex-jogador do clube, ganhasse uma oportunidade. Com dez minutos, o garoto do Milan partiu para o aquecimento ao lado de Ronaldinho Ga�cho e J�lio Baptista, trazendo novamente o foco da torcida para o jogo.

Luis Fabiano, principal nome da noite, quase marcou o terceiro aos dez minutos, completando de cabe�a um cruzamento de Elano, mas parando na boa defesa do goleiro Butr�n. Aos 18 minutos, quem n�o parou foi o volante Felipe Melo, que avan�ou em velocidade em dire��o � �rea e, com categoria, tocou para o gol, fazendo 3 a 0 e definindo a vit�ria brasileira.

A torcida ga�cha ainda viveu mais duas grandes emo��es na noite desta quarta. Formada na maioria por torcedores do Internacional, aplaudiu a entrada de Alexandre Pato no lugar de Robinho e vaiou a troca de Elano por Ronaldinho Ga�cho, principal revela��o do Gr�mio nos �ltimos anos.

A equipe brasileira seguiu sem ser incomodada nos minutos finais do confronto e o placar de 3 a 0 acabou sendo suficiente para recolocar o time de Dunga na vice-lideran�a das Eliminat�rias Sul-americanas, agora com 21 pontos, tr�s atr�s do Paraguai.

FICHA T�CNICA:

BRASIL 3 X 0 PERU

Local: Est�dio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Data: 1 de abril de 2009 (quarta-feira)

Hor�rio: 21h50 (de Bras�lia)

�rbitro: S�rgio Pezzota (Argentina)

Assistentes: Gustavo Esqueviel e Diego Romero (ARG)

Cart�es amarelos: Solano, Butr�n (Peru)

GOLS:

BRASIL: Luis Fabiano (p�nalti), aos 17 e aos 27 minutos do primeiro tempo, Felipe Melo, aos 18 minutos do segundo tempo

BRASIL: J�lio C�sar; Daniel Alves, L�cio, Luis�o (Miranda) e Kl�ber; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Ronaldinho Ga�cho) e Kak�; Robinho (Alexandre Pato) e Luis Fabiano

T�cnico: Dunga

PERU: Butr�n; Prado, Carlos Zambrano, Alberto Rodr�guez e Walter V�lchez; Nolberto Solano (Fernand�z), Rainer Torres, La Rosa e Luis Ram�rez (Alva); Garcia (Sanch�z) e Johan Fano

T�cnico: Jos� Del Solar

Brasil joga futebol "de verdade", bate Peru e retoma vice-lideran�a.
Sele��o brasileira apaga p�ssima imagem deixada na partida contra o Equador, afasta futebol "de mentira" no 1� de abril e se recoloca em boa posi��o nas eliminat�rias para a Copa.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir