Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-04-2009

EUA e Rússia reabrirão negociações sobre armas nucleares
Os presidentes russo (e) e americano reúnem-se em Londres
EUA e Rússia reabrirão negociações sobre armas nucleares
Foto: AFP

Macarena Vidal.

Londres, 1 abr (EFE).- Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e Rússia, Dmitri Medvedev, começaram hoje com pé direito a nova relação entre os dois países, ao anunciar na primeira reunião que tiveram um acordo para reabrir as negociações sobre o armamento nuclear.

O presidente americano anunciou que eles voltarão a se encontrar em julho, após aceitar um convite de Medvedev para visitar Moscou.

Em breves declarações à imprensa que acompanha a Obama em sua primeira viagem europeia, ambos os governantes expressaram satisfação por firmar o acordo de negociação, que deverá firmar um novo tratado sobre armamento nuclear antes que o acordo atual se encerre, em dezembro.

Segundo afirmou Obama, as relações entre os dois países registraram "grandes progressos".

Por sua vez, Medvedev afirmou que o acordo de hoje firmará as bases para novos progressos em outras áreas da relação bilateral.

Ambos os presidentes emitiram dois comunicados conjuntos ao término de seu encontro, um deles dedicado exclusivamente ao novo tratado.

Nele, Obama e Medvedev disseram que o atual Tratado para a Redução e Limitação de Armas Ofensivas Estratégicas (Start) "cumpriu seu propósito e os níveis máximos de armamento estipulados no acordo foram alcançados há muito tempo".

Segundo eles, o futuro acordo buscará níveis de redução armamentista menores do que o atual Tratado de Moscou sobre Reduções de Armamento Estratégico Ofensivo de 2002, e imporá medidas de verificação.

O novo pacto buscará "melhorar a segurança de ambas as partes e a estabilidade das forças estratégicas ofensivas" dos dois países, indica o comunicado, ressaltando ainda que os negociadores terão que informar seus progressos em julho.

Em declaração paralela, os dois presidentes, que tentam relançar a relação bilateral após anos de dificuldades entre os dois países, expressaram sua intenção de colaborar em assuntos como "segurança internacional e estabilidade estratégica" e um compromisso para conseguir, no futuro, um mundo sem armamento atômico.

Neste sentido, Obama e Medvedev lançaram uma chamada conjunta ao Irã para que "restabeleça a confiança internacional" em seu programa nuclear, que Teerã afirma ter fins pacíficos, e que "aproveite a oportunidade de acabar com a preocupação da comunidade internacional".

Além disso, os dois governantes expressaram seu apoio ao reinício das negociações de seis lados para a desnuclearização da península coreana e expressaram "preocupação" pelas aparentes intenções da Coreia do Norte de lançar um míssil.

Ambos se declararam dispostos a abordar seus desacordos "de maneira aberta e honesta, em um espírito de respeito mútuo e reconhecimento da perspectiva do outro".

Uma das áreas de "diferenças significativas" que reconheceram no comunicado foi a invasão russa da Geórgia em agosto passado, apesar do qual indicaram que começaram um diálogo sobre "segurança e estabilidade".

Outra área de discordância foi o escudo antimísseis dos EUA no leste europeu, que a Rússia considera uma ameaça contra seu território.

Obama e Medvedev indicaram que persistem suas diferenças, mas reiteraram sua disposição a colaborar.

Os dois presidentes expressaram também sua disposição de colaborar em áreas como a luta contra a crise econômica global e a mudança climática, assim como o Afeganistão e a luta, dentro de um esforço internacional, contra o narcotráfico procedente desse país.

"Os líderes de Rússia e EUA estamos dispostos a deixar para trás a mentalidade da Guerra Fria e traçar um novo começo na relação entre nossos dois países", sustentam.

Segundo ambos os presidentes, "em poucos meses trabalhamos duro para estabelecer um novo tom em nossas relações. Agora é o momento de transformar nossas palavras em fatos pelo bem de Rússia, EUA e todos aqueles interessados na paz e na prosperidade". EFE

EUA e Rússia reabrirão negociações sobre armas nucleares.

Os presidentes russo (e) e americano reúnem-se em Londres.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir