Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2009

Receita Federal confirma lentidão no site no 1º dia do IR
Supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, diz que demanda está grande.
Receita Federal confirma lentidão no site no 1º dia do IR
Foto: http://www.nijup.com

Alexandro Martello

A Receita Federal confirmou que a página do órgão está lenta neste primeiro dia de entrega do Imposto de Renda. Segundo o supervisor nacional do IR da Receita, Joaquim Adir, sempre há uma "demanda grande" no primeiro dia de cada ano. Em 2009, o prazo vai até às 24h do dia 30 de abril. A multa mínima por atraso é de R$ 165,74.

Nesta segunda-feira (2), a Receita disponibilizou, na internet, o programa para que o contribuinte possa fazer a declaração e, também, o programa de envio do documento - o chamado Receitanet. "Nesse primeiro dia, sempre há uma demanda grande. Acredito que deve melhorar no início da tarde. Está mais lento, mas as pessoas estão conseguindo baixar o programa", disse Adir.

Como em todos os anos, recebe primeiro as restituições quem envia mais cedo a declaração, mas somente se o documento estiver sem erros ou omissões. Caso os números não estejam em conformidade com o que declarou a fonte pagadora, os contribuintes podem cair na malha fina do Leão. Em 2009, não é mais obrigatório, embora seja menos seguro, que as pessoas informem o recibo do IR do ano anterior - neste caso de 2008.

Vale a pena declarar mais cedo quem precisa dos recursos rapidamente, para quitar dívidas, por exemplo. Isso porque a Receita Federal paga um rendimento correspondente à variação da taxa Selic - atualmente em 12,75% ao ano - para as restituições.

Quanto mais o contribuinte demorar para pegar a restituição, mais juros ele recebe do governo. Mesmo com os juros em queda, a variação da taxa Selic deve ser superior, por exemplo, aos ganhos da caderneta de poupança em 2009. As restituições são pagas em sete lotes tradicionais, entre junho e dezembro de cada ano.

Receita Federal confirma lentidão no site no 1º dia do IR
Supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, diz que demanda está grande.
Mesmo assim, acrescenta, contribuintes conseguem baixar programa.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir