Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 02-04-2009

Sul e Sudeste entram em alerta contra febre amarela
Rio Grande do Sul confirmou 13 casos e seis mortes. No terminal do Tiet�, em S�o Paulo, procura por vacinas aumentou.
Sul e Sudeste entram em alerta contra febre amarela
Foto: G1

A febre amarela � mais comum no Norte e no Centro-Oeste do Brasil e em algumas �reas de Minas Gerais. Mas este ano, por causa de novos casos da doen�a, a recomenda��o para vacinar inclui tamb�m quem vai para munic�pios do interior de S�o Paulo e do Rio Grande do Sul.

Veja o site do Bom Dia Brasil

O estado ga�cho est� em alerta. At� agora s�o 13 casos confirmados e seis mortes. Moradores de 182 cidades, 21% de todo o estado, est�o sob a amea�a da febre amarela. A Secretaria Estadual de Sa�de quer imunizar 2,5 milh�es de pessoas, sobretudo quem vive em �reas rurais.

No centro-oeste de S�o Paulo, n�o se ouvia falar de casos de febre amarela, mas desde o m�s passado a realidade � outra. "A gente jamais pensava que ia ter casos de febre amarela aqui. N�o � importado, � daqui", comentou Neide Silvestre, coordenadora de Vigil�ncia Epidemiol�gica.

Oito pessoas morreram por causa da doen�a. O comerciante Saulo do Val, de 34 anos, faleceu no fim de semana. Um agricultor perdeu a mulher. "N�o teve como fazer nada", lamentou.

As mortes aconteceram em tr�s cidades pr�ximas ao Rio Paranapanema: Piraju, Sarutai� e Itatinga. Por precau��o, a Secretaria Estadual de Sa�de inclui na �rea de risco os moradores de outros 25 munic�pios da regi�o.

"Todos os nossos casos confirmados, ou por lazer ou por atividades de trabalho, tiveram contato com a mata. O objetivo das medidas de controle � evitar que a doen�a tenha transmiss�o urbana", afirma Cl�lia Aranda, coordenadora de controle de doen�as da Secretaria Estadual de Sa�de de S�o Paulo.

A maioria dos �nibus para o interior de S�o Paulo parte do Terminal Rodovi�rio do Ti�t�. Nos �ltimos dias, o n�mero de vacinas aplicadas no posto de sa�de que fica dentro da rodovi�ria praticamente dobrou. Muitas pessoas que planejam viajar na P�scoa querem ter certeza de que estar�o imunizadas at� l�. A vacina demora dez dias para agir. "A preven��o � o melhor rem�dio nesses casos. Tomei a vacina h� dez dias e vou mais seguro", comenta o engenheiro civil Paulo Roberto Bonana.

� bom ficar claro que a recomenda��o � para quem vive ou vai viajar para �reas pr�ximas a rios, lagos e matas fechadas. Outra doen�a que preocupa � a meningite. J� s�o 59 casos em S�o Jos� do Rio Preto e quatro mortes.

Sul e Sudeste entram em alerta contra febre amarela.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir