Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-04-2009

Bancos são os alvos de protestos em Londres
Um manifestante morreu, várias pessoas ficaram feridas e pelo menos 63 foram presas durante os violentos protestos ontem em Londres
Bancos são os alvos de protestos em Londres
Foto: Reuters

Um manifestante morreu, várias pessoas ficaram feridas e pelo menos 63 foram presas durante os violentos protestos ontem em Londres, onde os líderes mundiais do G-20 se reúnem hoje para discutir como amenizar os impactos da crise econômica mundial. Cerca de 4 mil pessoas se reuniram na City, o coração financeiro de Londres, onde se concentram as sedes do Banco da Inglaterra e outras instituições bancárias, para protestar contra o capitalismo, a globalização e os bancos.

O protesto organizado por diferentes grupos começou festivo e pacífico durante a manhã, mas ficou tenso à tarde quando as forças de segurança cercaram os manifestantes. O confronto teria começado quando um grande número de pessoas tentou deixar o local mas foi impedido pela polícia.

Os momentos de choque com os policiais foram rápidos, mas violentos. Centenas de ativistas arrebentaram os vidros e invadiram uma agência do Royal Bank of Scotland - que declarou no mês passado o maior prejuízo da história do Reino Unido. Os manifestantes empurraram a guarda que formava cordões de isolamento. Cinco mil policiais participam do esquema de segurança da cúpula do G-20. Alguns também saíram feridos. Um helicóptero sobrevoava a área da manifestação. Segundo a polícia, um manifestante sofreu uma parada respiratória durante o protesto, chegou a ser socorrido, mas foi declarado morto ao chegar no hospital.

DIA DA MENTIRA FINANCEIRA
A Coalizão Derretimento do G-20, uma frente de movimentos ambientalistas, anarquistas e anticapitalistas, formada para a ocasião, batizou o protesto de "Dia da Mentira Financeira", numa referência ao 1º de Abril. Os manifestantes convergiram durante a manhã em quatro colunas, chamadas de "quatro cavaleiros do apocalipse", saindo de quatro estações de metrô, em direção ao Banco da Inglaterra. Em sua grande maioria jovens, eles gritavam "Revolução" e traziam bandeiras e cartazes contra os bancos, o capitalismo e a guerra. Havia também bandeiras palestinas, comunistas, do Partido Verde e das cores do arco-íris, com a palavra "Paz".

"Estou protestando contra o estado de coisas do mundo, que vem desde a Babilônia", disse o mecânico Dominic Neill, de 28 anos, com uma bandeira branca com uma cruz vermelha nas costas e a inscrição "Babilônia". "Vim manifestar meu apoio aos palestinos que, como nós, são vítimas do colonialismo", explicou Sean Connell, de 26 anos, um escocês de origem irlandesa que trabalha em um pub. "Sou contra o terrorismo, mas partilho 100% os ideais do IRA (Exército Republicano Irlandês)."

"Tanto o capitalismo quanto o socialismo falharam", declarou Harry Pee, de 22 anos, também funcionário de um pub. "Precisamos inventar algo novo." O estudante de sociologia James, de 25 anos, que não quis revelar seu sobrenome e cobria o rosto com um capuz, arrematou: "O problema é o poder". James, que trazia uma bandeira dos EUA coberta com uma nota de dólar, disse que não pertence a nenhum grupo e não é anarquista: "Sou espiritualista e minimalista, no sentido de que não precisamos de coisas materiais". Os protestos continuavam à noite e devem estender-se por hoje.

Ontem, o centro financeiro de Londres foi palco de bastantes protestos, que terminaram em confrontos com a polícia e dos quais resultou um morto e um grande número de feridos e detidos. A vítima mortal foi encontrada pela polícia numa rua próxima do Banco de Inglaterra por volta das 18h30, numa área cheia de manifestantes, tendo morrido num hospital próximo da zona.


Fonte: Reuters
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir