Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-04-2009

Procurador-geral da República rebate críticas de Mendes ao MP
Ele diz que a Constituição garante ao MP direito ao controle externo da PF.
Procurador-geral da República rebate críticas de Mendes ao MP
Foto: http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br

Diego Abreu

O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a Constituição Federal garante ao Ministério Público (MP) o dever de fazer o controle externo da atividade policial. Ele rebateu as críticas que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, fez ao MP na terça-feira (31), quando sugeriu a criação de uma corregedoria judicial da Polícia Federal.

"Quem avalia o Ministério Público é a sociedade e avalia bem, de modo que ironia, retórica, em nada desqualificam o trabalho do MP. Essa questão do controle externo é expressamente atribuída ao Ministério Público, pela Constituição, de certo que o MP vem exercendo plenamente em todo o território nacional essa atribuição", disse o procurador.

Na terça, Gilmar Mendes havia dito que o controle externo do MP Público "é algo litero-poético-recreativo", que "não tem funcionado a contento". Ele também destacou que está convencido da necessidade de criação de um órgão de corregedoria judicial de polícia.

Em defesa do MP, Antonio Fernando de Souza citou o artigo 129 da Constituição. "A atribuição é expressa ao Ministério Público. Ao judiciário deve ficar reservada a questão de julgar com imparcialidade", afirmou. Ele acrescentou que onde há promotor ou procurador de Justiça tem fiscalização sobre a polícia.

"Não será uma vara que vai resolver o problema do controle externo no Brasil", opinou. "Se o Judiciário desempenhar bem a sua função, já presta a sociedade um relevante serviço. O MP se encarrega do controle externo e fará bem isso", completou o procurador.

Ele, no entanto, avisou que não fará nenhuma reclamação oficial. "Cada dia com sua agonia. Na hora que aparecer algum fato é preciso uma reflexão serena, madura."

Em resposta, o presidente do STF foi simples e direto. "O Supremo é que decide", afirmou, Mendes.

Procurador-geral da República rebate críticas de Mendes ao Ministério Público
Ele diz que a Constituição garante ao MP direito ao controle externo da PF.
Segundo Mendes, controle externo do MP "não tem funcionado a contento".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir