Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-04-2009

Obama apresenta plano para o Afeganistão à Otan
França e Alemanha elogiaram plano apresentado por presidente americano.
Obama apresenta plano para o Afeganistão à Otan

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentou neste sábado (4) à Cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sua estratégia para o Afeganistão, dentro da qual pedirá aos aliados contribuições maiores, e ganhou elogios da França e da Alemanha.

O presidente americano começou o dia com uma cerimônia em que os líderes presentes na reunião cruzaram a ponte que liga as duas sedes da cúpula, Estrasburgo, na França, e Kehl, na Alemanha.

Os líderes chegaram à margem de Kehl onde foram saudados pela chanceler alemã, Angela Merkel, antes de atravessar a ponte, onde foram recebidos pelo outro anfitrião da cúpula, o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Neste sábado também ficou registrado o retorno da França ao comando militar da Otan, "no interesse da França e da Europa". O país havia deixado a estrutura militar da Otan em 1966, sob a presidência do general Charles de Gaulle, permanecendo, no entanto, membro da Aliança Atlântica.

"Queria dizer ao presidente Obama o muito que estimo seu novo enfoque sobre o Afeganistão. Não temos direito de perder, ali está em jogo uma parte da liberdade do mundo", disse o chefe de Estado francês, neste sábado (4).

Sarkozy defendeu a "afeganização" da missão naquele país, ou seja, a transferência gradativa da responsabilidade às autoridades civis e militares afegãs, princípio que inspira também o novo enfoque americano.

Angela Merkel expressou seu "reconhecimento" pela nova estratégia americana. O Afeganistão, disse a chanceler alemã, "é a prova da verdade" para a Aliança. Ela destacou a necessidade de continuarem atentos para que "nenhum terrorista possa viver ali" e confirmou que a Alemanha contribuirá para o esforço internacional, mas será preciso "fazer um balanço honesto" dos avanços.

O plano

Durante a sessão, os líderes analisaram as medidas que os EUA pretendem tomar no Afeganistão.

Washington quer solicitar aos aliados maiores contribuições de dinheiro e pessoal para ajudar a formar as forças de segurança afegãs e, assim, permitir o desenvolvimento normal das eleições previstas nesse país para 20 de agosto.

A secretária de Estado Hillary Clinton e o conselheiro de Segurança Nacional James Jones se mostraram otimistas de que conseguiram mais ajudas européias.

Após o encerramento da reunião, Obama participará de uma coletiva de imprensa em que exporá sua opinião sobre as conclusões da cúpula.

Imediatamente depois, o presidente americano irá a Praga, próxima etapa de sua primeira viagem à Europa na chefia de Estado, onde pronunciará um discurso sobre a luta contra a proliferação nuclear e participará de uma cúpula com a União Europeia.

Novo secretário-geral

O primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, será o próximo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), após o acordo alcançado neste sábado entre os chefes de Estado e Governo aliados, informaram fontes da organização.

França e Alemanha elogiaram plano apresentado por presidente americano.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir