Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 06-04-2009

O QUE DEVEMOS ESPERAR DO NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DE MARATAÍZES
Sabemos que em menos de três meses de Administração já rodaram três secretários de pastas mais ou menos importantes...
O QUE DEVEMOS ESPERAR DO NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DE MARATAÍZES

Sabemos que em menos de três meses de Administração já rodaram três secretários de pastas mais ou menos importantes (Administração, Obras e Segurança). Sabemos também das fofocas, satisfações e insatisfações políticas que emanam das ruas, dos botequins e até dos corredores do poder. Sabemos que o discurso tradicional é o da falta de recursos. O que não sabemos é o que de fato aconteceu nos bastidores e motivou a degola de tais secretários.

Já que não sabemos os verdadeiros motivos de tais afastamentos os deixaremos de lado, de modo que vamos focar nossos esforços mentais no que devemos esperar, e cobrar, especificamente, do novo e ainda incógnito Secretário de Segurança e Trânsito de Marataízes.

Marataízes revela alguns problemas cruciais e cancerígenos, tais como a proliferação do uso do crack e da prostituição infantil, fatos que deveriam ser atacados como prioridade.

A cidade possui também alguns bolsões regionais, bastantes concentrados e já bem conhecidos de todos – tal como a rua da Bacia - que necessitam de atenção especial.

A Secretaria de Segurança e Trânsito atualmente conta com um número expressivo de colaboradores, suficientes para começar a mostrar algum trabalho. Sendo importante destacar que o novo secretário encontrará dentre eles, ocupando um cargo em comissão, o ex-vereador Elemar, pessoa que acreditamos possuir alguma experiência na área de saúde, o que em tese pode ser uma grande ajuda na hora de traçar e carregar o fardo.

O novo secretário deve concentrar seus esforços iniciais na reformulação do Conselho de Segurança Municipal, dotá-lo de condições operacionais e buscar atrair os líderes comunitários dos diversos bairros e localidades.

Serão tais líderes, pessoas verdadeiramente próximas da comunidade, os verdadeiros elos entre a Administração e os problemas a serem enfrentados. Deve partir deles, por suas experiências e vivências comunitárias, a ordem das prioridades em seus bairros, enquanto ao secretário deve caber a apresentação e viabilização dos recursos, bem como suas dificuldades ocasionais e, por fim, gerenciar as diretrizes.

Como agente político da Administração na área da segurança, o novo secretário deve estreitar relações com algumas secretárias, tais como Educação, Esporte e Ação Social, só para citar algumas, pois seu serviço, para ser bem feito, deve estar em perfeita sintonia com estas pastas, pois nelas este encontrará o público e as ferramentas para boa parte de suas obrigações.

Marataízes carece de uma polícia comunitária, cuja atuação seja cada vez mais próxima da população. Nesse sentido, cabe ao novo secretário, além de desenvolver políticas que visem ao fortalecimento de alguns renomados programas, tais como o Proerd da Polícia Militar, buscar incrementar o ciclo de palestras para pais, desenvolvido pelo Ministério Público, e ainda, entre outros, estimular a atuação dos Comissários de Menores junto com a justiça Estadual.

Feita a tarefa inicial, devemos esperar que o novo secretário, promova a elaboração de um concurso público para a criação, nos moldes legais, de uma guarda municipal, cuja atuação prioritária deva ser focada nas escolas, praças, praias e locais de atração turística, aumentando a sensação de segurança pública, a qual esperamos, confiantes de que o novo secretário fará o dever de casa, que a tal sensação pública de segurança já estará, nessa fase, em patamares bem aceitáveis e dignos de notas nos grandes tablóides estaduais e quiçá, nacionais.


    Fonte: O Autor
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir