Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 06-04-2009

Número de mortos em terremoto na região central da Itália sobe a 90
Bombeiros tentam resgatar carro de sob escombros após o terremoto desta segunda-feira (6) na cidade italiana de Áquila.
Número de mortos em terremoto na região central da Itália sobe a 90
Foto: AFP

Boletim das equipes de resgate divulgado no início da tarde informa que pelo menos 90 pessoas morreram vítimas do forte terremoto que sacudiu o centro da Itália na madrugada desta segunda-feira (6) - noite de domingo, 5, no Brasil.

O tremor atingiu a região de Áquila, área montanhosa a leste de Roma. A procura por sobreviventes sob os escombros prossegue.

O presidente do Parlamento, Gianfranco Fini, disse que cidades inteiras foram destruídas pelo tremor.

Cerca de 50 mil pessoas estão desabrigadas, segundo a Defesa Civil. O número de feridos passa de 1.500.

Áquila, cidade de 60 mil habitantes do estado de Abruzzo, foi a mais atingida. O tremor ocorreu de madrugada, quando a maioria dos habitantes dormia.

Os danos ocorreram na maior parte do município. Pelo menos 10 mil imóveis foram danificados. Um albergue de estudantes e algumas igrejas históricas ruíram . Carros foram soterrados pelos escombros.

"Eu acordei ouvindo um barulho que parecia uma bomba", disse Angela Palumbo, de 87 anos, em uma rua de Áquila. "Conseguimos escapar com as coisas caindo em nosso redor. Tudo estava chacoalhando, os móveis caindo. Não lembro de ter visto nada parecido na vida."

Em Áquila, há o registro da morte de quatro crianças, após o desabamento de uma casa. Uma idosa e outra criança morreram em Fossa, cidade próxima de Áquila, anunciou a TV local.

Estão confirmadas também mortes em Castelnuovo, Poggio Picenze e em Tormintare.

No lugarejo de Onna, dez pessoas morreram, segundo uma testemunha da agência de notícias Reuters.

A polícia não sabe dizer o número de desaparecidos, porém a extensão da destruição provocada pelo tremor leva a Defesa Civil local a estimar que o índice de mortos ainda pode crescer nas próximas horas.

Milhares de pessoas estão desabrigadas ou desalojadas nas regiões atingidas. Linhas de telefone e eletricidade foram danificadas e cortadas.

Estado de emergência
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, que cancelou sua viagem a Moscou e foi para Áquila, disse que o número de feridos supera 1.500. O governo italiano decretou estado de emergência na região de Abruzzo.

Em entrevista, Berlusconi disse que mil barracas serão instaladas para abrigar entre 8 e 10 pessoas cada. Outras 4.000 pessoas serão levadas a hotéis da região.

Durante a entrevista, um leve tremor foi sentido por boa parte dos jornalistas presentes.

Número de mortos em terremoto na região central da Itália sobe a 90
Forte tremor atingiu a cidade histórica de Áquila, a leste de Roma.
Cidades inteiras foram destruídas, e pode haver mais vítimas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir