Categoria Economia  Noticia Atualizada em 07-04-2009

PIB na zona do euro tem queda trimestral de 1,6%
A economia da zona do euro teve queda de 1,6% no �ltimo trimestre de 2008 em rela��o aos tr�s meses anteriores...
PIB na zona do euro tem queda trimestral de 1,6%
Foto: http://d.yimg.com

Bruxelas, 7 abr (EFE).- A economia da zona do euro teve queda de 1,6% no �ltimo trimestre de 2008 em rela��o aos tr�s meses anteriores, enquanto, em toda a Uni�o Europeia (UE), a contra��o foi de 1,5%, como indicam dados revisados divulgados hoje pelo Eurostat, o escrit�rio de estat�stica do bloco.

Os n�meros confirmam que a contra��o econ�mica se agravou no final do ano, j� que, no terceiro trimestre, a redu��o da atividade tinha sido de 0,3% tanto nos pa�ses de moeda �nica quanto na UE.

Al�m disso, fica claro que tanto a zona do euro quanto a UE se encontram em recess�o, pois j� acumulam tr�s trimestres seguidos de queda no PIB.

Os principais elementos da demanda - consumo privado e investimento, assim como as exporta��es e importa��es - sofreram nos �ltimos meses de 2008 uma forte deteriora��o.

Dos 24 Estados-membros para os quais h� dados dispon�veis, 14 entraram em recess�o t�cnica, que acontece quando a economia retrocede por dois trimestres consecutivos.

A evolu��o tamb�m � a pior, pois, entre outubro e dezembro, j� s�o 20 os pa�ses da UE cuja economia contraiu.

Das grandes economias do bloco, por enquanto, apenas a Fran�a escapou da recess�o, uma situa��o na qual entraram Alemanha (queda do PIB de 2,1% no �ltimo trimestre do ano), It�lia (-1,9%) e Reino Unido (-1,5%), com deteriora��es significativas tamb�m a respeito dos tr�s meses anteriores.

Comparado o quarto trimestre com o mesmo per�odo de 2007, o PIB dos pa�ses do euro caiu 1,5% e o da UE, 1,4%, frente �s quedas de 0,6% e de 0,7% do terceiro trimestre.

Em qualquer caso, e apesar da progressiva deteriora��o da atividade ao longo do ano, em todo o ano de 2008, a atividade avan�ou 0,8% na zona do euro e 0,9% na UE. EFE

PIB na zona do euro tem queda trimestral de 1,6%.

A economia da zona do euro teve queda de 1,6% no �ltimo trimestre de 2008 em rela��o aos tr�s meses anteriores...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir