Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-04-2009

TJ-PA anula julgamento sobre morte de Dorothy Stang
O Tribunal de Justi�a do Par� (TJ-PA) anulou hoje o julgamento que absolveu o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida
TJ-PA anula julgamento sobre morte de Dorothy Stang
Foto: RSZD


S�O PAULO - O Tribunal de Justi�a do Par� (TJ-PA) anulou hoje o julgamento que absolveu o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, acusado pelo Minist�rio P�blico do Estado (MP-PA) de ser um dos mandantes do assassinato da mission�rio norte-americana Dorothy Stang, em 2005.

A Justi�a acatou recurso de apela��o protocolado pelo promotor Edson Cardoso de Souza, alegando que a defesa do fazendeiro usou prova ilegal para comprovar a inoc�ncia de Bida, uma vez que foi inclu�da uma filmagem nos autos do processo sem o conhecimento do juiz do caso e do MP-PA. Segundo Cardoso, a decis�o do j�ri contraria as provas dos autos.

O v�deo mostrava um dos pistoleiros envolvidos na morte da norte-americana dizendo que a matou por raz�es pr�prias, e n�o a mando de Bida.

Na �poca, o presidente da Rep�blica, Luiz In�cio Lula da Silva, chegou a criticar a absolvi��o do fazendeiro e avaliou como uma "mancha" na reputa��o do Brasil no exterior essa decis�o. Al�m da anula��o do julgamento, o TJ-PA tamb�m determinou a pris�o imediata de Bida at� a marca��o de um novo julgamento.

A defesa do fazendeiro j� antecipou que vai recorrer e impetrar um pedido de habeas-corpus por sua liberdade.

Os desembargadores do Tribunal tamb�m decidiram anular o julgamento de Rayfran das Neves, executor da mission�ria e condenado a 27 anos de pris�o.

Na avalia��o do TJ-PA, os jurados do caso n�o levaram em conta que Rayfran supostamente teria cometido o crime em troca de recompensa. Os desembargadores preveem que a pena que recairia sobre o executor, caso isso fosse levado em conta, poderia ser maior.

De acordo com a assessoria do TJ-PA, n�o h� previs�o para um novo julgamento.

TJ-PA anula julgamento sobre morte de Dorothy Stang.

Fonte: Estad�o
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir