Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-04-2009

Lacerda pede para ser 'desconvocado' da CPI dos Grampos
Ex-diretor geral da Abin est� morando em Portugal e n�o quer depor. Ele pediu que, caso o pedido seja negado, a CPI procure meios judiciais.
Lacerda pede para ser 'desconvocado' da CPI dos Grampos
Foto:G1

O ex-diretor geral da Ag�ncia Brasileira de Intelig�ncia (Abin), Paulo Lacerda, encaminhou uma carta � CPI dos Grampos pedindo para que seja cancelada a sua convoca��o para depor na comiss�o. A carta foi lida pelo presidente da CPI, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), no in�cio da sess�o desta ter�a-feira (7) em que ser� ouvido um ex-assessor de Lacerda na Abin, Renato Porci�ncula.

Na carta, Lacerda relembra que j� prestou dois depoimentos � comiss�o. Destaca ter ainda enviado um documento posterior com 90 p�ginas com "tudo o que sabe" sobre o objeto de investiga��o da CPI.

Lacerda teria sido o respons�vel final pela participa��o da Abin na Opera��o Satiagraha. Ele acertou a participa��o da ag�ncia diretamente com o delegado da Pol�cia Federal Prot�genes Queiroz. Segundo as den�ncias, Lacerda despachava com Prot�genes sobre a opera��o, apesar de n�o haver hierarquia entre eles.

Para justificar o pedido de "desconvoca��o", o ex-diretor da Abin justifica tamb�m ter "muito trabalho para realizar" em sua nova fun��o, de adido policial em Lisboa, Portugal.

Lacerda diz ainda que, caso seja mantida a decis�o da convoca��o, seria necess�rio encaminhar uma carta rogat�ria com os questionamentos � Justi�a brasileira para que o depoimento fosse tomado pela Justi�a portuguesa, uma vez que agora vive naquele pa�s. O instrumento de carta rogat�ria � usado para ouvir diplomatas.

O presidente da comiss�o fez cr�ticas ao delegado. Questionou as circunst�ncias de sua nomea��o como adido policial e afirmou ainda que esta qualifica��o n�o d� a Lacerda o status de integrante do corpo diplom�tico.

"Parece que est� fugindo da comiss�o", reclamou Itagiba. A CPI ficou de decidir na quarta-feira (8) como ir� proceder diante do pedido do ex-diretor da Abin.

Lacerda pede para ser 'desconvocado' da CPI dos Grampos.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir