Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-04-2009

Coreia do Norte divulga imagens de lançamento de suposto satélite
País diz que colocou satélite de comunicações em órbita com sucesso.
Coreia do Norte divulga imagens de lançamento de suposto satélite
Foto: G1

A televisão estatal da Coreia do Norte divulgou nesta terça-feira (7) um vídeo com imagens do que seria o lançamento de um foguete ocorrido dois dias antes.

A KRT mostrou a imagens de uma sala de controle de satélite e do foguete sendo lançado e subindo.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul disseram que nenhum satélite foi lançado com o foguete, que caiu no Mar do Japão. Mas a agência oficial norte-coreana KCNA disse que um satélite foi posto em órbita.

"Nosso satélite está transmitindo os imortais cânticos revolucionários "A Canção do General Kim Il-sung" e "A Canção do General Kim Jong-il", além de informações regulares à Terra," disse o jornal do Partido Comunista local, num artigo publicado pela agência estatal de notícias KCNA.

Analistas disseram que o lançamento do foguete, que passou sobre território japonês durante sua trajetória de 3.200 km, foi efetivamente um teste de um míssil balístico projetado para carregar uma ogiva e capaz de atingir até o estado norte-americano do Alasca.

Apesar da falha técnica, analistas disseram que o lançamento de domingo mostrou um avanço técnico na capacidade norte-coreana de lançar um míssil ameaçador para os Estados Unidos.

Sanções da ONU em vigor desde 2006 proíbem a Coreia do Norte de testar mísseis, mas o regime comunista alega ter direito a um programa espacial pacífico.

A Coreia do Norte, cuja propaganda alardeia o lançamento como sendo um retumbante sucesso, também afirma ter colocado em órbita um satélite em 1998, apesar de no exterior haver quase consenso de que aquela tentativa foi um fracasso.

Coreia do Norte divulga imagens de lançamento de suposto satélite
País diz que colocou satélite de comunicações em órbita com sucesso.
Mas EUA e Coreia do Sul dizem que foguete, sem satélite, caiu no mar.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir