Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-04-2009

Senador sugere plebiscito para debater fechamento do Congresso
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF)
Senador sugere plebiscito para debater fechamento do Congresso
Foto: Geraldo Magela/Ag�ncia Senado

Eduardo Bresciani

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu no plen�rio da Casa nesta segunda-feira (6) a realiza��o de um plebiscito para que a popula��o decida sobre o fechamento do Congresso Nacional. A ideia do senador decorre das cr�ticas que o Congresso vem recebendo.

"A rea��o � t�o grande hoje contra o parlamento que talvez fosse a hora de fazer um plebiscito para saber se o povo quer ou n�o que o parlamento continue aberto", afirmou o senador.

Cristovam disse que n�o pretende apresentar nenhuma proposta formal neste sentido, mas afirmou que se a popula��o votasse pelo fechamento a medida n�o poderia ser entendida como golpe. Ele afirma que, caso o plebiscito viesse a ocorrer, faria campanha para que o parlamento continue aberto.

O senador chegou a dizer que o Congresso est� hoje "quase irrelevante" e que precisa de mudan�as. "Deixo o povo comentar quem � a favor ou contra um plebiscito sobre se fechar ou n�o o Congresso. As raz�es para fechar n�o s�o apenas as dos esc�ndalos. S�o tamb�m as raz�es da inoper�ncia, do fato de que n�s estamos hoje em uma situa��o de total disfun��o diante do poder. De um lado tem as medidas provis�rias do Executivo e, de outro, as medidas judiciais do Judici�rio. N�s somos quase que irrelevantes."

Cristovam defendeu a id�ia de uma "limpeza". "N�s temos de entender que, se o povo quer que ele [o parlamento] fique aberto, quer que ele fique limpo tamb�m. E hoje o que n�s passamos n�o � a ideia de limpeza, o que n�s passamos � a ideia de mordomias, de pouco trabalho, do div�rcio entre n�s e as necessidades do povo."

Senador sugere plebiscito para debater fechamento do Congresso
Cristovam Buarque (PDT-DF) ressalta que n�o apresentar� proposta.
Para ele, Congresso est� hoje "quase irrelevante" e precisa de "limpeza".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir