Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 08-04-2009

Itália enfrenta novos terremotos; número de mortos chega a 260
A terra voltou a tremer nesta quarta-feira no centro da Itália, provocando pânico entre os sobreviventes do trágico...
Itália enfrenta novos terremotos; número de mortos chega a 260
Foto: http://internacional.dgabc.com.br

A terra voltou a tremer nesta quarta-feira no centro da Itália, provocando pânico entre os sobreviventes do trágico terremoto de segunda-feira, e um funeral nacional das vítimas foi marcado pelas autoridades para a Sexta-Feira Santa.

O número de mortos em consequência do terremoto que devastou a região central do país subiu para 260, incluindo 16 crianças, informou o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.

A madrugada foi marcada por novos tremores secundários, ou réplicas, na cidade de L'Aquila, o mais forte deles de 3,7 graus na escala Richter, registrado pouco antes das 6h30 locais (1h30 de Brasília).

No total, 17.772 desabrigados estão instalados em 2.962 barracas de campanha espalhadas por 31 acampamentos. A Defesa Civil instalou 24 hospitais ambulantes na região.

Berlusconi confirmou ainda que o funeral solene será celebrado na Sexta-Feira da Paixão pelo bispo de L'Aquila, monsenhor Giuseppe Molinari, que escapou por milagre do desabamento da sede histórica da arquidiocese.

A Sexta-Feira Santa será declarada dia de luto nacional. As autoridades religiosas locais já haviam manifestado o desejo de que o funeral nacional coletivo das vítimas coincidisse com as celebrações da Páscoa.

O Papa Bento XVI anunciou nesta quarta-feira que visitará a região do terremoto assim que for possível, durante a audiência geral na praça de São Pedro.

As tarefas de resgate prosseguirão até domingo, anunciou o ministro italiano do Interior, Roberto Maroni. Em seguida terão início os trabalhos de reconstrução, que "não serão fáceis nem breves", disse.

Berlusconi aconselhou os sobreviventes do terremoto, alojados provisoriamente em barracas, a encarar a situação com um fim de semana de camping, segundo o canal alemão N-TV.

"Não falta nada a eles, têm atendimento médico, comida quente. Claro que o refúgio atual é completamente provisório, mas, justamente, é preciso encarar como um fim de semana de camping", afirmou ao ser questionado sobre a situação dos desabrigados.

Berlusconi se comprometeu ainda a garantir a reconstrução da região devastada e lançou a ideia de que cada região da península construa 100 cidades modelos para os que ficaram sem teto.

O país vive uma verdadeira corrida de solidariedade. Várias instituições abriram contas correntes para arrecadar dinheiro para as vítimas.

Itália enfrenta novos terremotos; número de mortos chega a 260.

A terra voltou a tremer nesta quarta-feira no centro da Itália, provocando pânico entre os sobreviventes do trágico...


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir