Categoria Economia  Noticia Atualizada em 09-04-2009

Emprego na indústria já caiu 5,2% desde outubro, mostra IBGE
Em fevereiro, emprego no setor teve quinta queda seguida. Folha de pagamento, no entanto, teve alta de 1,9% no mês.
Emprego na indústria já caiu 5,2% desde outubro, mostra IBGE
Foto: G1

A indústria brasileira seguiu demitindo em fevereiro, mostram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No segundo mês do ano, o emprego no setor recuou 1,3% na comparação com janeiro, a quinta queda mensal consecutiva. Na comparação entre meses de fevereiro, a queda foi de 4,2% - a maior desde o início da pesquisa, em 2001.

Desde outubro, o nível de emprego na indústria acumula queda de 5,2%. No ano, o resultado também ficou negativo, em -3,4%. Em 12 meses, a taxa ainda é positiva, de 1,0%, mas vem "encolhendo" desde agosto, quando ficou em 3,0%.

"Os indicadores negativos do emprego e do número de horas pagas em fevereiro foram diretamente influenciados por fatores relacionados à redução generalizada na atividade fabril, que vem afetando especialmente os ramos produtores de bens de consumo duráveis, intermediários e bens de capital", afirmou o Instituto em nota.

Segundo o IBGE, treze dos catorze locais pesquisados reduziram o contingente de trabalhadores entre janeiro e fevereiro. O dado mais negativo para o resultado geral veio de São Paulo, estado que concentra a maior parte dos empregos industriais, onde a queda foi de 3,6%. Quedas importantes também foram vistas em Minas Gerais, de 5,5%, e região Norte e Centro-Oeste (-6,7%).

Por setores, os principais destaques negativos na média global foram vestuário (-8,9%), calçados e artigos de couro (-9,6%) e madeira (-14,8%).

Emprego na indústria já caiu 5,2% desde outubro, mostra IBGE.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir