Categoria Economia  Noticia Atualizada em 09-04-2009

Banco da Inglaterra mantém juros em 0,5%
O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra decidiu hoje manter a taxa básica de juros no Reino Unido
Banco da Inglaterra mantém juros em 0,5%
Foto: pensarseixal.files.wordpress.com

Londres, 9 abr (EFE).- O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra decidiu hoje manter a taxa básica de juros no Reino Unido em 0,5%, após seis cortes consecutivos que a colocaram em seu mínimo histórico.

A decisão do banco central britânico é explicada pela pouca margem de manobra que resta para combater a recessão através da redução de juros.

O Banco da Inglaterra confirmou que continua com o programa de emissão de 75 bilhões de libras (82 bilhões de euro) para comprar títulos corporativos e do Estado e aumentar a liquidez do mercado creditício no Reino Unido.

A autoridade monetária realizou seis reduções consecutivas da taxa desde outubro do ano passado, quando os juros estavam em 5%.

No entanto, após comprovar que os sucessivos cortes não tiveram o efeito esperado e não foram capazes de dar um impulso aos indicadores econômicos nacionais, o organismo deixou de lado essa estratégia para se concentrar na injeção de liquidez no mercado.

Ao divulgar sua decisão, o Banco da Inglaterra anunciou que, desde que este programa começou, há um mês, o fundo destinado à compra de ativos do setor público e privado já adquiriu títulos no valor de 26,5 bilhões (29,2 bilhões de euros).

No entanto, o organismo esclareceu que ainda é cedo para realizar qualquer avaliação sobre a eficácia desta medida, que se estenderá até junho.

Nesta delicada conjuntura econômica, o Banco da Inglaterra enfrenta o duplo desafio de impedir que a recessão perdure indefinidamente no Reino Unido e de situar a inflação em torno de 2%.

Neste sentido, apesar de a taxa de juros estar em mínimos históricos, o que normalmente vai junto a uma queda dos preços, a inflação britânica subiu dois décimos e março, para 3,2%, uma alta que pegou os analistas de surpresa.

O número de desempregados no país continua sua escalada, com cerca de 2 milhões de desempregados, enquanto os níveis de concessão de créditos permanecem estagnados e o preço da casa continua em baixa.

Diante desses dados, os especialistas preveem uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) britânico de 1,5% nos três primeiros meses do ano, um retrocesso que seguiria a 1,6% registrado no último trimestre de 2008. EFE

Banco da Inglaterra mantém juros em 0,5%.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir