Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-04-2009

Maratimba Entrevista Doutor Jander
O Prefeito Municipal de Marata�zes Dr. Jander Nunes Vidal, acompanhado de seu Secret�rio municipal de Administra��o e Finan�as...
Maratimba Entrevista Doutor Jander
Fotomontagem: Robson Souza

O MUNIC�PIO DE MARATA�ZES ATENTO � CRISE FINANCEIRA MUNDIAL

O Prefeito Municipal de Marata�zes Dr. Jander Nunes Vidal, acompanhado de seu Secret�rio municipal de Administra��o e Finan�as, Anquizes Meirelles Cunha, concedeu entrevista ao Site Maratimba nesta manh� de quinta-feira, 09/04/2009, quando proferiu uma an�lise sobre os reflexos da crise econ�mica mundial em Marata�zes e as a��es implementadas para fazer frente a ela.

Cristiano: Dr. Jander em seu entendimento quais s�o os principais desafios da prefeitura neste pr�ximo quadri�nio?

DR. JANDER: A prefeitura vai ampliar os investimentos em habita��o, sa�de, educa��o e presta��o de servi�os. Tenho convic��o disso, pois aqueles que verdadeiramente me conhecem sabem disso. O objetivo � consolidar Marata�zes como refer�ncia no Sul do Estado em qualidade de vida, considerando que estamos no limiar de um novo tempo com a imin�ncia da explora��o de petr�leo em nosso mar, no entanto n�o est� sendo f�cil, o meu antecessor deixou a m�quina administrativa em frangalhos: ve�culos sucateados, computadores obsoletos e, em grande parte, danificados, sistema de informa��o obsoleto e rede de tr�fego destas informa��es danificadas, m�quinas pesadas paradas e precisando de conserto, servidores do Munic�pio trabalhando sem quaisquer condi��es, em alguns casos at� em situa��es desumanas, servidores concursados convocados sem os devidos equipamentos para exercerem os servi�os, parcelamentos enormes de d�vidas com a previd�ncia, dentre outras, h� ainda a situa��o da sede nova inaugurada sem os devidos ajustes: em terreno sem escritura, projeto original alterado e sem extintores de inc�ndio e assim n�o podendo ter Laudo de Vistoria do Corpo de Bombeiros, local onde est� edificada a obra envolvida em processos, em fim, acrescentou o Dr. Jander, n�o ser� f�cil, mas acredito que "o verdadeiro homem mede sua for�a, quando se defronta com os obst�culos" e eu acredito em Deus, em mim, na minha fam�lia e em todos que acreditam em meu projeto para Marata�zes.

Maratimba: Assim que foi oficializada a sua vit�ria nas elei��es do ano passado, o senhor apresentou um projeto para mudan�as, desejo de melhorar a sa�de e disse que administraria o Munic�pio como o Sr. Administra a sua fam�lia. Passados os 90 dias iniciais, como o Sr. avalia a sua performance?

DR. JANDER: Entendo que ainda � muito cedo para avaliar considerando a situa��o a qual encontrei o Munic�pio, entretanto j� conseguimos alguns avan�os: N�o estamos trabalhando para ser "sepulcro caiado", pois foi assim que encontrei o Munic�pio que est� aberto para que quiser comprovar em visita � Prefeitura, mas j� conseguimos transferir R$ 60.000,00 para o Hospital Santa Helena, estamos gastando com planejamento e visando a qualidade nos gastos p�blicos sem querer, como ocorreu com o meu antecessor, enganar a ningu�m com cal�amentos e obras do tipo P�er de Marata�zes e a da Sede Nova, mas como administro a minha pr�pria casa, com simplicidade, respeito, trabalho, honestidade e com o p� no ch�o, uma fam�lia unida e vitoriosa, assim ser� Marata�zes, completou.

Maratimba: Como � a rela��o da prefeitura com o governo estadual, visto que o governador � de um partido, o PMDB, e o senhor do PSDB?

DR. JANDER: O nosso relacionamento com o governo estadual � o mais harmonioso poss�vel. N�o h� interfer�ncias. Existe, sim, uma parceria administrativa que vem sendo ampliada a cada dia, tenho-o como um exemplo a seguir, ele �, al�m de ser um ex�mio pol�tico, se revelou tamb�m um grande administrador servindo de modelo para n�s gestores da coisa p�blica. Inclusive gostaria de destacar aqui que, al�m dos investimentos com obras em nosso Munic�pio, est� tamb�m atrav�s da SEGER-Secretaria de Estado de Gest�o e Recursos Humanos e da ESESP-Escola de Servi�o P�blico do Esp�rito Santo disponibilizando todo o seu modelo vitorioso de gest�o aos nossos.

Maratimba: Como a crise econ�mica vai interferir no trabalho dos prefeitos que assumiram seus cargos no dia 1�, e, mais especificamente, como vai influenciar a administra��o municipal em Marata�zes? Quais �reas v�o exigir maior esfor�o da equipe do senhor para n�o sofrer com a crise econ�mica?

DR. JANDER: A crise mundial trouxe para todos os Munic�pios redu��o dos repasses do FPM, Royalties e do ICMS, junto com ela, um grande desafio: o que fazer para n�o perder mais receita? Solicitei do nosso Secret�rio de Finan�as que elaborasse um plano de a��o visando a redu��o de gastos e implementa��o da arrecada��o que imediatamente colocou em pratica, ou seja, chegou a hora do munic�pio, al�m de trabalhar para melhorar os seus repasses constitucionais, tamb�m buscar a sua receita pr�pria, pois Precisaremos rever procedimentos, n�o h� precedentes na hist�ria do homem uma crise desta dimens�o e com estas caracter�sticas, ningu�m tem uma defini��o concreta, assim o que entendo � que tamb�m precisamos expandir, de maneira concreta, a nossa capacidade fiscal, inclusive estamos revendo alguns procedimentos de maneira equivocada e por perca de prazos proferidos pela gest�o anterior em rela��o �s receitas de ISSQN dos servi�os prestados em nosso mar territorial por diversas empresas para as Concession�rias Petrobras, Shell e Chevron, ou seja, n�o conseguiu cobrar dos grandes, entretanto cobrou muito dos pequenos empres�rios que est�o aqui em nosso Munic�pio gerando empregos e participando ativamente de nossa economia, muitos destes est�o hoje pedindo para rever as a��es fiscais sobre as suas empresas.

Maratimba: -Quais as medidas concretas que o Sr. Est� tomando pra enfrentar a crise?

DR. JANDER: Solicitei ao Secret�rio de Finan�as que elaborasse um plano de a��o que vise aumentar a base cadastral de contribuintes (recadastramento mobili�rio e imobili�rio) e reformular a nossa legisla��o tribut�ria municipal, assim, mais do que nunca precisaremos de planejamento e disciplina que j� est�o todas sendo implementadas, destaco aqui o grande envolvimento de nossa equipe bastante motiva de Auditores Fiscais, Fiscais de Rendas e Agentes de Arrecada��o de Marata�zes, n�o poderia aqui deixar de destacar o empenho do nosso Tribut�rio que nesses primeiros 90 dias os recolhimentos foram maiores do que nos exerc�cios anteriores, houve uma verdadeira corrida dos contribuintes aos cadastros para recolherem os seus tributos.

Estamos canalizando recursos para investimentos que ser�o fundamentais para movimentar a economia, com investimentos em equipes de planejamento para gastarmos os recursos buscando manter ou aumentar os investimentos p�blicos, com menos recursos, por�m com mais intelig�ncia e criatividade.

Orientamos tamb�m que priorizasse as empresas locais em nossas compras, para que este dinheiro circulasse aqui em Marata�zes. Isso ser� fundamental, pois vai gerar emprego e renda para uma popula��o que vai consumir aqui dentro, gerando impostos e vai consolidando a economia, disse Dr. Jander.

Solicitei � Secretaria de Administra��o que procedesse a um estudo aprofundado em nosso plano de cargos e sal�rios, tendo em vista que ele est� ultrapassado e com bastantes remendos proferidos pelo gestor anterior e que inviabiliza qualquer reajuste salarial em curto prazo, entretanto estou realizando cortes de pessoal em cargos em comiss�o e de algumas gratifica��es, entendo que assim poderei realizar o sonho dos sofridos servidores da prefeitura.

Maratimba: -Prefeito, e quanto ao Ticket Alimenta��o t�o esperado pelos servidores municipais, sai ou n�o sai?

DR. JANDER: Boa pergunta, em primeira m�o vou dizer para voc�, meu Secret�rio de Finan�as acabou de entregar nesta manh� na Agencia do Banestes de Marata�zes o contrato do Banestick j� assinado por mim, estamos aguardando agora somente a assinatura do Banco para podermos efetuar o pagamento dos 03 (tr�s) meses que ficaram tendo em vista que o gestor anterior n�o aditou o contrato que venceu em 31/12/2008, inclusive j� solicitei ao Secret�rio de Finan�as que se esforce para cumprir com o prometido que � elevar o valor para R$ 100,00.

Por �ltimo, volto a afirmar, administrarei Marata�zes como administro a minha pr�pria casa, composta de: vida em Fam�lia, vida religiosa, vida profissional e econ�mica, vida com amigos. Na minha simplicidade caminham muito bem, gra�as aos fundamentos crist�os, consolidados ao longo dos anos de meu conv�vio com a minha amada esposa Heloisa, estabelecida como a base de tudo.


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Cristiano Fricks    |      Imprimir