Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 10-04-2009

Vestibulandos opinam sobre proposta do novo Enem
Estudantes apontaram pr�s e contras do novo modelo.
Vestibulandos opinam sobre proposta do novo Enem
Foto: http://guiadicas.blogbrasil.com.br

Silvia Ribeiro

A reportagem do G1 foi nesta semana �s ruas de S�o Paulo para ouvir como os vestibulandos receberam a proposta do Minist�rio da Educa��o (MEC) de substituir o vestibular das universidades federais pelo novo Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem). Os estudantes divergiram sobre a mudan�a.

Beatriz Reis, de 18 anos, candidata ao curso de jornalismo, acha que o estresse ser� menor se as federais adotarem um vestibular unificado. "Vai facilitar porque poderei prestar v�rias federais. Diminui a press�o de ter de fazer v�rias provas."

A vestibulanda de medicina Luisa Bertoli, de 18 anos, discorda. "N�o acho legal. Se voc� for mal no Enem, n�o vai ter outras chances para recuperar isso", diz ela, referindo-se � poss�vel redu��o do n�mero de provas caso as federais adotem o vestibular unificado.

A prova do Enem vai mudar, de acordo com o MEC. Ser�o 200 testes e uma reda��o. Entretanto, alguns estudantes acreditam que, dado o car�ter interpretativo da prova, com menor exig�ncia da memoriza��o de conte�dos, poder�o ter melhor desempenho. "Para quem saiu de escola estadual � bom. O Enem exige menos que o vestibular da USP", avalia Guilherme Figueiredo, de 18 anos, que vai prestar publicidade.

J� a vestibulanda de medicina Fernanda Mendes, de 22 anos, interpretou de outra maneira. "Se o n�vel (do Enem) for mais baixo que o dos vestibulares das federais, a nota de corte vai ser exorbitante." "Vamos ser cobaias de toda essa mudan�a", acrescentou, bem humorada, a candidata ao curso de medicina Daniela Almeida, de 19 anos.

Concorr�ncia

A outros estudantes agradou a possibilidade de, com a nota do Enem em m�os, escolher at� cinco op��es em cinco federais quantas vezes quiser at� o encerramento do prazo estipulado. As mudan�as poder�o ser feitas com base nas notas de corte em cada curso, que dever�o ser atualizadas diariamente. "Vai poder trocar a op��o se houver muita concorr�ncia", aprova Beatriz Reis.

Os vestibulandos de direito Guilherme Bertoldi e Vitor Garcia Campos, ambos de 18 anos, avaliam que os alunos do Sul e Sudeste podem levar vantagem em rela��o aos de outras regi�es. "Ficou mais f�cil para estudantes de S�o Paulo, porque a gente est� acostumado com maior cobran�a", diz Guilherme.

Por outro lado, a candidata ao curso de veterin�ria Bruna Queiroz, de 18 anos, acha que � poss�vel o aumento da concorr�ncia. "Vai vir um monte de gente de outras regi�es", acredita ela, que, apesar disso, apoia a proposta.

Vestibulandos opinam sobre proposta do novo Enem
Estudantes apontaram pr�s e contras do novo modelo.
Eles falaram de estresse, concorr�ncia e grau de dificuldade da prova.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir