Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-04-2009

Sobreviventes de terremoto ganham missa na Itália.
Centenas de desabrigados celebraram missa em tendas improvisadas.Cerca de 40 mil pessoas perderam suas casas.
Sobreviventes de terremoto ganham missa na Itália.
Foto: Daniele La Monaca/Reuters

Centenas de desabrigados pelo pior terremoto em 30 anos na Itália celebraram neste domingo (12) a Páscoa com uma missa em capelas improvisadas montadas em tendas e abrigos. Seis dias após o tremor que atingiu a região central do país, matando 293 pessoas, as buscas por sobreviventes aparentemente terminaram. Segundo os bombeiros, todas as pessoas desaparecidas foram encontradas.

É Páscoa pra gente também, apesar da tragédia, disse o arcebispo de LAquila Giuseppe Molinari em uma das missas em tendas. A ressurreição de Cristo é também a ressurreição de LAquila.

Cerca de 40 mil pessoas perderam suas casas no terremoto, que atingiu principalmente a região de Abruzzo. E a terra voltou a tremer neste domingo com uma réplica de uma magnitude de 3,1 graus. O primeiro-ministro Silvio Berlusconi deve voltar a LAquila para passar a Páscoa com os desabrigados.

Construções
Uma vez que tudo parece indicar que já não há mais vivos, se começou a investigar, por ordem da Promotoria de LAquila, a que se deveu tantos desabamentos e se isso foi causado por uma má construção, na qual não se respeitou as leis para construção em áreas sísmicas.

Os primeiros controles foram feitos nas destruídas Casa do Estudante - uma residência de estudantes, tipo colégio onde morreram oito jovens - e no Hospital de San Salvador.
Segundo publica hoje o jornal "Corriere della Sera" as suspeitas sobre anomalias nas construções tornaram-se realidade e os peritos nomeados pelo promotor descobriram que os pilares foram fabricados com uma quantidade de ferro menor que a determinada pela normativa e por isso que não resistiram ao tremor de 5,8 graus da madrugada do dia 6.

Segundo os peritos, sempre segundo as mesmas fontes, se as regras antissísmicas tivessem sido respeitadas o número de prédios derrubados teria sido menor, assim como o de falecidos.

Sobreviventes de terremoto ganham missa na Itália.
Centenas de desabrigados celebraram missa em tendas improvisadas.Cerca de 40 mil pessoas perderam suas casas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir