Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-04-2009

Exército tailandês fecha cerco a manifestantes em Bangcoc
Manifestantes desafiam estado de emergência e brigam na capital
Exército tailandês fecha cerco a manifestantes em Bangcoc
Foto: Arte G1

Tropas do Exército tailandês fecham o cerco aos manifestantes "camisas vermelhas" que querem a renúncia do primeiro- ministro Abhisit Vejjajiva. Nesta segunda-feira (13) os conforntos continuam na capital Bangcoc, onde 68 pessoas ficaram feridas.

O cerco do Exército chegou até uma barricada dos manifestantes em um ponto central de tráfego e os forçou a abandonar o local, no primeiro sinal de força do governo desde o anúncio do estado de emergência, no domingo.

Segundo a agência Reuters, o próximo passo é exigir a saída dos manifestantes que estão acampados em uma área próxima à sede do governo desde o dia 26 de março. O Exército da Tailândia utilizará "todos os meios possíveis" para restabelecer a ordem em Bangcoc, advertiu o comandante das Forças Armadas, Songkitti Jaggabatara.

Os "camisas vermelhas", como são chamados os partidários do ex-primeiro-ministro no exílio Thaksin Shinawatra, exigem a renúncia do atual primeiro-ministro, Abhisit Vejjajiva. Shinawatra foi deposto em um golpe militar de 2006 por alegações de corrupção e abuso de poder. Quem o defende diz que Abhisit, que governa há quatro meses, não foi eleito pelo povo e deve deixar o poder para que novas eleições sejam feitas.

Na última sexta-feira, os manifestantes invadiram a sede da cúpula de países árabes e conseguiram com que o encontro fosse cancelado. No domingo, eles atacaram o carro do primeiro-ministro e dominaram ônibus públicos na tentativa de bloquear as principais ruas da cidade.

"Eu acredito que os dias negros da história da tailândia estão ainda por vir já que não vemos nenhuma proposta de solução para essa divisão", disse à agência de notícias Reuters o analista Prinn Panitchpakdi.

Vários países recomendaram a seus cidadãos que evitem as viagens a Bangcoc, que celebraria nesta segunda-feira a festa de Songkran, durante a qual as pessoas atiram com pistolas de água. Mas a cidade está em clima de tensão, com várias lojas fechadas e medidas de segurança extremas.

Exército tailandês fecha cerco a manifestantes em Bangcoc. Manifestantes desafiam estado de emergência e brigam na capital.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir