Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 13-04-2009

Morrem os deputados Carlos Wilson e João Herrmann
Morreram no fim de semana os deputados federais Carlos Wilson (PT-MT) e João Herrmann Neto (PDT-SP).
Morrem os deputados Carlos Wilson e João Herrmann

SíO PAULO - Morreram no fim de semana os deputados federais Carlos Wilson (PT-MT) e João Herrmann Neto (PDT-SP). Ex-presidente da Infraero, Wilson, com 59 anos, faleceu no sábado por volta das 22h, no Recife, vítima de câncer. Ele estava internado há cerca de um mês em tratamento. Herrmann Neto, com 63 anos, foi encontrado morto na madrugada de domingo, na piscina de sua fazenda, em Presidente Alves, interior de São Paulo. Segundo o Instituto Médico Legal, ele teve um edema pulmonar agudo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou pesar pela morte dos dois deputados e foi ao Recife para o velório de Carlos Wilson.

Em 35 anos de vida pública, Carlos Wilson transitou da Arena, partido criado pelos generais para dar sustentação parlamentar ao regime militar, ao PT, partido ao qual se filiou depois da eleição de Lula.

Wilson fazia parte do grupo Renovação da Arena, que se posicionou a favor das Diretas Já e da anistia, e passou a se relacionar com figuras-chave da redemocratização, como Ulysses Guimarães e Miguel Arraes. Foi eleito senador em 1994 pelo PSDB, partido ao qual se filiou por sugestão de Lula - a ideia era pavimentar uma aliança para a disputa das eleições locais.

À época, Wilson já se tornara amigo do sindicalista de São Bernardo do Campo e de Bruno Maranhão, líder do MLST. Em 1990, governou Pernambuco quando Miguel Arraes se desincompatibilizou para concorrer à Câmara. Ficou por 11 meses no cargo.

Sua primeira grande decepção na política ocorreu em 1975, depois de ter se eleito deputado estadual, quando seu pai, Wilson Campos, foi cassado pelo regime militar sob a acusação de ter intermediado um empréstimo do banco estadual um cotonifício de Pernambuco em troca de comissão.

Senador entre 1995 e 2003, era amigo dos grandes na Casa, como Antonio Carlos Magalhães, com bom trânsito em praticamente todas as legendas, Wilson, no entanto, somente tornou-se mais conhecido após presidir a Infraero, já no governo Lula.

Wilson deixou a Infraero para concorrer às eleições de 2006 meses antes da tragédia com o avião da Gol, na Amazônia, que desencadeou uma série de eventos no sistema aéreo brasileiro, como a greve dos controladores, o apagão dos aeroportos, até o acidente do avião da TAM. Esses eventos levaram à criação de uma CPI, que pediu o indiciamento dele, apontado como responsável por supostos desvios de recursos da Infraero de mais de R$ 500 milhões.

Ontem, o presidente foi ao velório de Wilson, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, e emocionou-se. Em nota, Lula disse que Wilson " foi companheiro excepcional " , " amigo leal e solidário, ponderado, cordial e conciliador, com trânsito em todas as correntes partidárias. "

João Herrmann Netto começou a carreira política pelo MDB, como prefeito de Piracicaba, no interior de São Paulo, em 1977. Depois do PMDB, filiou-se também ao PSB, PPS e PDT. Ele não conseguiu eleger-se em 2006 e assumiu o mandato em janeiro deste ano, depois da renúncia de Reinaldo Nogueira (PDT). Durante a CPI dos Correios, o PDT chegou a determinar a suspensão de sua filiação, depois que Herrmann foi acusado de receber dinheiro de uma empresa de aviação aérea investigada pela CPI. A suspensão foi revogada por seus colegas parlamentares.

Herrmann Neto foi velado ontem na Prefeitura de Campinas. Ele foi encontrado à beira da piscina e seus assessores acreditam que ele sofreu choque térmico após sair da sauna e mergulhar na piscina, desmaiando em seguida.

(Raymundo Costa e Cristiane Agostine | Valor Econômico)

Morrem os deputados Carlos Wilson e João Herrmann.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir