Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 13-04-2009

Soldados tailandeses abrem fogo contra manifestantes
Opositores do governo incendiaram �nibus na capital; confrontos j� deixaram 74 feridos.
Soldados tailandeses abrem fogo contra manifestantes

Soldados tailandeses abriram fogo nesta segunda-feira contra opositores do governo que protestavam no centro da capital Bangcoc.

Centenas de manifestantes fazem protestos h� quase uma semana pedindo a ren�ncia do primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva, eleito pelo Parlamento em dezembro do ano passado. Os opositores dizem que o premi� n�o tem legalidade para governar o pa�s.

Segundo o correspondente da BBC em Bangcoc, Alastair Leithhead, tropas fi�is ao governo atiraram contra uma multid�o em um dos principais cruzamentos da cidade. Os manifestantes teriam retaliado ateando fogo em um �nibus e lan�ando bombas inflam�veis e de g�s lacrimog�neo na dire��o dos soldados.

"Os militares avan�aram de repente com um canh�o de �gua e dispararam tiros na dire��o dos manifestantes", contou Leithead. " A situa��o se tornou muito tensa".

Um dos porta-vozes do movimento que defende a deposi��o do governo, Jakrapob Penkair, disse � BBC que uma pessoa foi morta nos confrontos. O governo n�o confirmou a informa��o.

Um m�dico tailand�s disse � BBC que cerca 74 pessoas foram levadas ao hospital ap�s o epis�dio.

"Algumas haviam sido feridas a bala", contou o m�dico.

Um porta-voz do Ex�rcito, Sunserb Kaewkumnerd, disse que cerca de 400 soldados avan�aram contra 300 manifestantes. Os militares dizem que usar�o "todos os meios poss�veis para restaurar a ordem".

Estado de emerg�ncia

No domingo, o governo tailand�s decretou estado de emerg�ncia na capital Bangcoc e arredores, enquanto centenas de manifestantes, conhecidos como "camisas vermelhas", invadiam o Minist�rio do Interior e atacavam um carro que eles acreditavam estar levando o primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva.

Estradas e pelo menos uma esta��o de trem foram bloqueadas pelos protestos e manifestantes tomaram �nibus e tanques que patrulhavam as ruas.

Grupos que apoiam o ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, que fugiu do pa�s depois de ser acusado de corrup��o, est�o acampados em frente � sede do governo e v�m bloqueando o acesso aos pr�dios governamentais. Eles prometem manter a press�o at� que Abhisit renuncie.

Com o estado de emerg�ncia, podem ser proibidos encontros de mais de cinco pessoas, a imprensa pode ser censurada e o ex�rcito pode ser mobilizado para ajudar a pol�cia a manter a ordem, como j� est� acontecendo.

No s�bado, o governo tailand�s foi obrigado a cancelar a C�pula de Pa�ses Asi�ticos, que aconteceria no balne�rio de Pattaya, por causa dos protestos. O fracasso do encontro deixou o premi� em uma posi��o delicada e ele prometeu medidas duras para restaurar a ordem.

Soldados tailandeses abrem fogo contra manifestantes. Opositores do governo incendiaram �nibus na capital; confrontos j� deixaram 74 feridos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir