Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 14-04-2009

Manifestantes deixam sede do governo da Tailândia
Confrontos deixaram dois mortos e mais de 100 feridos.
Manifestantes deixam sede do governo da Tailândia
Foto: G1

Os opositores ao governo da Tailândia deixaram nesta terça-feira (14) a sede do Executivo em Bangcoc. Cercado por quase três semanas, o local foi palco de dois dias confrontos com as tropas do país, que resultaram em dois mortos e mais de 100 feridos.

O fim do protesto, que buscava a renúncia do governo de Abhisit Vejjajiva, ocorreu após uma reunião com o chefe da polícia, Phatcharawat Wongsuwan.

Após a retirada, o chefe da polícia disse à imprensa que os organizadores dos protestos serão acusados formalmente de descumprimento das restrições impostas pelo estado de exceção, declarado em Bangcoc e em outras cinco províncias vizinhas à capital no domingo passado.

No início da manhã desta terça, tropas tailandesas avançaram em direção aos milhares de manifestantes que estavam acampados diante da sede do governo. Exército e polícia romperam o perímetro de segurança fixado ao redor dos seis ativistas, que se preparavam para uma batalha possível com as tropas.

Os soldados, com escudos e cassetetes, pediram aos moradores que não saíssem de casa antes que começasse a operação para dissolver o protesto, enquanto caminhões blindados carregados de tropas foram para o local.

Para enfrentar os veículos e caminhões blindados dos militares, os ativistas ergueram barricadas com árvores arrancadas, incendiaram ônibus e pneus, e guardaram pedras e tijolos.

Confronto deixa mortos
Na noite de segunda-feira (hora local), dois civis morreram após serem baleados pelos manifestantes em uma área próxima ao palácio governamental, e outras nove pessoas ficaram feridas pelos disparos.

Durante o dia, as tropas atiraram em várias ocasiões para dispersar os manifestantes espalhados pela parte antiga de Bangcoc, em cumprimento ao estado de exceção.

As autoridades reforçaram o controle de estradas, portos e aeroportos para evitar que sejam ocupados pelos opositores.

A Tailândia vive há três anos uma profunda crise política motivada pela disputa entre partidários e opositores de Thaksin Shinawatra, deposto por um golpe em 2006.

Manifestantes deixam sede do governo da Tailândia
Retirada ocorreu após negociação com a polícia.
Confrontos deixaram dois mortos e mais de 100 feridos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir