Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2009

Coronel cria design para evitar furtos
Projeto Design Contra o Crime foi realizado em parceria com Senai
Coronel cria design para evitar furtos
Foto: Divulga��o/Senai-PR

A partir de uma tese para o curso de doutorado em Estrat�gias de Seguran�a P�blica, um comandante da Academia Policial Militar do Guatup�, no Paran�, desenvolveu proposta que usa o design de roupas e acess�rios para combater crimes como furtos e roubos. Em parceria com o Servi�o Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que disponibilizou uma equipe de designers para o projeto, as primeiras pe�as j� come�aram a ser desenvolvidas.

O projeto Design Contra o Crime, do coronel Roberson Luiz Bondaruk foi desenvolvido entre 2005 e 2007, com base em pesquisa realizada com 287 presos do Paran�, que cumpriam pena por furto ou roubo. "N�s estudamos a psicologia dos criminosos, seu modo de escolher locais prop�cios e v�timas para o crime", diz Bondaruk.

A pesquisa permitiu concluir que roubos e furtos s�o motivados principalmente pelo comportamento inadequado das v�timas. "Muitas pessoas carregam produtos de forma inadequada, andam sem prestar aten��o � sua volta e isso as torna presas f�ceis, atrai os criminosos", afirma o coronel.

Segundo ele, o exemplo cl�ssico � o do laptop. "Antigamente a forma mais comum de carregar o computador port�til era utilizando aquelas bolsas retangulares. Qualquer um sabia que ali dentro tinha um laptop e isso facilitava as a��es criminosas. Com o tempo, o pr�prio mercado percebeu isso e mudou o design das malas, transformando-as em mochilas. Esta � justamente a fun��o do design no combate ao crime."

Bolsas e mochilas
A partir da an�lise comportamental dos criminosos, Bondaruk pensou em uma s�rie de mudan�as que poderiam ser feitas no design de roupas e acess�rios. "Perguntamos para eles, por exemplo, que tipo de bolsas de mulher eles achavam mais f�ceis de roubar ou furtar. Os presos responderam que eram as bolsas de couro mole, pois ajudava na hora de abrir o material com um golpe de estilete. As que s�o fechadas com z�per ou cord�es para amarrar � justamente as mais vendidas em Curitiba � tamb�m facilitam o furto, sem que a pessoa perceba."

De posse destas informa��es, Bondaruk e os designers do Senai desenvolveram uma bolsa com tela de n�ilon que dificulta a abertura com golpes de estilete. Al�m disso, o modelo tem o bolso principal na parte traseira, que fica voltada para as costas enquanto a pessoa est� andando. Na parte da frente, um fecho com cadeado impede a abertura dos demais compartimentos.

Lugares estrat�gicos
Segundo o coronel, a moda atual, que valoriza linhas mais arrojadas, acaba lan�ando pe�as como cal�as sem bolsos , obrigando as pessoas a carregar a carteira na m�o, o que facilita o furto. "Quando tem bolso, eles s�o rasos e isso tamb�m facilita a vida do criminoso", diz.

Bondaruk explica que "bolsos s�o grandes amigos da seguran�a", desde que sejam corretamente confeccionados. Quanto mais bolsos e mais profundos, ou em lugares menos acess�veis, melhor. Mas ele ressalta: "esses detalhes devem estar em harmonia com a est�tica da roupa".

Uma das solu��es propostas pelo policial foi a cria��o de cal�as com bolsos pr�ximos �s barras. "Isto obrigaria o criminoso a se abaixar para tentar o furto, tornando a a��o muito mais dif�cil". Para os bolsos convencionais, a recomenda��o � que sejam mais profundos. J� as jaquetas foram criadas com compartimentos internos ou externos, mas em lugares pouco usuais, como as mangas.

Coisa de policial?
"Coronel, o senhor n�o � designer." Esta � uma das frases que Bondaruk mais ouviu enquanto desenvolvia seu projeto. "Teve algum preconceito, sim. Muita gente pensa que isso n�o � fun��o da pol�cia, porque ainda existe aquela imagem do policial truculento, e quando vamos falar em tecnologia, as pessoas estranham."

Por isso a parceria com o Senai foi essencial, de acordo com o coronel. "Al�m de terem o conhecimento necess�rio, eles s�o refer�ncia em forma��o de designers". Quando terminamos o projeto, sab�amos que seria necess�rio um centro difusor da id�ia.

O projeto Design contra o Crime conquistou, em 2009, o pr�mio internacional Herm�s de l Innovation, na categoria Inova��o e Desenvolvimento Humano. Concedido pelo Instituto Europeu de Inova��o e Estrat�gias Criativas, o pr�mio ser� entregue ao coronel e � equipe de designers no dia 25 de maio, em Paris.

Coronel cria design para evitar furtos. Projeto Design Contra o Crime foi realizado em parceria com Senai.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir