Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 15-04-2009

Protesto de estudantes em SP pede o fim do vestibular
Manifestantes ocuparam parte da Paulista, no sentido Consola��o, depois que deixaram o v�o livre do Masp
Protesto de estudantes em SP pede o fim do vestibular
Foto: Silvia Ribeiro/G1

Silvia Ribeiro

A Uni�o Nacional dos Estudantes (UNE) e a Uni�o Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) promovem nesta quarta-feira (15) manifesta��o na capital paulista em que defendem o fim do vestibular. A proposta � substituir o vestibular tradicional pelo "Enem seriado", em que o exame seria adotado ao final dos tr�s anos do ensino m�dio.

Por volta das 10h, os estudantes se concentravam no v�o livre do Masp, na Avenida Paulista. A Pol�cia Militar estimava no hor�rio a presen�a de 1,5 mil estudantes. A manifesta��o segue pela Avenida da Consola��o at� a Secretaria Estadual da Educa��o, na Pra�a da Rep�blica.

Ismael Cardoso e L�cia Stumpf, presidentes da Ubes e UNE, respectivamente, classificam a proposta do Minist�rio da Educa��o do novo Enem como "t�mida" e "limitada". Segundo eles, que defendem o "Enem seriado", n�o basta substituir o vestibular tradicional pelo novo Enem.

"A ideia � pegar o filme do estudante e n�o a foto. A melhoria do vestibular tem que estar casada com a melhoria do ensino m�dio", diz Ismael Cardoso. De acordo com ele, a aplica��o do exame de modo seriado tamb�m ajudaria a aprimorar o ensino m�dio. L�cia Stumpf tamb�m pede aumento da verba do MEC � assist�ncia estudantil, uma vez que se acredita que a unifica��o do vestibular das federais provoque maior mobilidade estudantil no pa�s.

Na Secretaria Estadual da Educa��o, as entidades querem se encontrar com o novo secret�rio Paulo Renato.

Tr�nsito

Por volta das 10h, no v�o livre do Masp, os estudantes dan�avam ao som de funk carioca e m�sica eletr�nica. Eles sa�ram do local por volta das 10h20 e chegaram a ocupar tr�s das quatro faixas da Paulista, no sentido Consola��o, segundo a Companhia de Engenharia de Tr�fego (CET). De acordo com a companhia, houve lentid�o na avenida.

Na Consola��o, sentido centro, o tr�nsito tamb�m foi parcialmente bloqueado pelo protesto.

Protesto de estudantes em SP pede o fim do vestibular.
Manifesta��o vai da Av. Paulista � Pra�a da Rep�blica.
Entidades defendem proposta do "Enem seriado".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir