Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2009

Irã diz que oferecerá pacote nuclear ao Ocidente
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse na quarta-feira que o país preparou um pacote para solucionar...
Irã diz que oferecerá pacote nuclear ao Ocidente
Foto: Reuters

TEERí (Reuters) - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse na quarta-feira que o país preparou um pacote para solucionar o impasse com as potências mundiais em torno de seu programa nuclear.

"Nós preparamos um pacote que pode ser a base para solucionar o problema nuclear do Irã. Ele será oferecido ao Ocidente em breve", disse Ahmadinejad em um pronunciamento televisionado na província sulista de Kerman.

Estados Unidos, Rússia, China, França, Alemanha e Grã-Bretanha disseram na semana passada que pediriam ao chefe de política externa da União Europeia, Javier Solana, que convidasse o Irã para um encontro a fim de encontrar "uma solução diplomática para esse tema crítico".

O gesto marcou uma importante mudança na política dos EUA sob o novo presidente Barack Obama, cujo antecessor George W. Bush evitou conversas com os iranianos enquanto o país continuasse com sua atividade nuclear, que o Ocidente teme ser destinada à produção de armas atômicas.

O Irã saudou na segunda-feira um diálogo "construtivo" com as seis potências mundiais, no mais claro sinal de que Teerã aceitaria o convite para conversar sobre seu programa nuclear.

Ahmadinejad não detalhou o novo pacote, mas disse que o mundo não poderia ser governado "usando a força".

"Este novo pacote assegurará paz e justiça ao mundo. Ele respeita o direito de todas as nações", disse ele.

O Irã, quarto maior produtor de petróleo do mundo, diz que seu programa nuclear é destinado à produção de energia elétrica. O país tem repetidamente descartado abandoná-lo.

Irã diz que oferecerá pacote nuclear ao Ocidente.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse na quarta-feira que o país preparou um pacote para solucionar...


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir