Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 22-04-2009

BARAK O’JANDER III
Maquiavel representa um marco na elaboração da moderna concepção de política
BARAK O’JANDER III

Manoel Manhães [email protected]

"O homem que tenta ser bom o tempo todo está fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons", Maquiavel.

Maquiavel representa um marco na elaboração da moderna concepção de política. Enquanto a política antiga e a medieval procuravam descrever o bom governo, ditando as regras do governante ideal, Maquiavel verifica como os governantes realmente agem. Por isto, sua obra mais conhecida, "O Príncipe" (1513) reflete as condições políticas da época em que foi escrito.

Na obra de Maquiavel destacam-se como pontos importantes a reforma política, o livre exame dos fatos históricos, o ataque às tradições medievais e principalmente a instituição do êxito como única medida do poder do príncipe, em suma, a ruptura do poder temporal com o poder espiritual. Segundo ele, o príncipe deverá ser capaz de compreender o jogo político efetivo nas suas circunstâncias concretas e de identificar as forças do conflito a fim de agir com eficácia. Para essa atuação não ser vã, é necessário admitir que os valores morais que regulam as condutas individuais não se aplicam na ação política. A recusa do prevalecimento dos valores morais na ação política indica um novo conceito de ordem, impensável na filosofia política medieval. Para Maquiavel a política requer a lógica da força e é impossível governar sem fazer uso da força.

Resumindo podemos dizer que Maquiavel é o responsável pela autonomia do campo da ciência política, que se desliga das preocupações filosóficas e da política normativa dos gregos, desvinculando-se também da moral cristã.

Eu votei e pedi voto para o Dr. Jander, torço para que faça uma administração melhor que a do Sr. Antonio Bitencourt, no entanto, me parece que por ser uma pessoa boa o Dr. Jander almeja fazer uma política limpa.

Mas o jo go po lí ti co nun ca é lim po. Por que a pu re za, se exis te, só ocor re em hos pi tais de pon ta. Ou no Céu. Por tan to, as dis cus sões so bre qua is quer as sun tos são con ta mi na das pe los in te res ses dos gru pos políticos.

Tenho conversado com algumas das cabeças pensantes adversárias do Dr. Jander e as vejo muito mais organizadas que os aliados dele, inclusive há adversários infiltrados na atual administração fornecendo lenha pra fogueira que pretendem inquisitorial contra o Dr., assim expondo a ferida tudo e todos baterão nela.

Os primeiros 100 dias de governo se foram, o armistício findou, a "guerra" agora é pra valer. Os adversários acumularam veneno. O jogo político não admite improvisação ou inspiração caídos do céu, saiba, Dr., usar os adversários, não se segura o punhal pela lâmina.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir