Categoria Policia  Noticia Atualizada em 22-04-2009

Quatro adolescentes são detidos em blitz
Um deles estava consumindo bebida alcoólica em Ilha Solteira.
Quatro adolescentes são detidos em blitz
Foto: G1

Quatro adolescentes foram apreendidos na primeira blitz que fiscaliza o toque de recolher para adolescentes adotado esta semana em Ilha Solteira, a 660 km de São Paulo. A medida também entrou em vigor em Itapura, a 677 km da capital paulista, e já teve seu sucesso comprovado em Fernandópolis, a 553 km.

Um dos adolescentes apreendidos, de 15 anos, estava consumindo bebida alcoólica. Os menores foram levados ao Conselho Tutelar, e depois entregues às famílias. As fiscalizações em bares, restaurantes e lan houses de Ilha Solteira e Itapura serão feitas com freqüência pelas polícias Civil e Militar e pelo Conselho Tutelar.

A medida determina que, sem a companhia dos pais, crianças e adolescentes de até 13 anos só poderão ficar nas ruas e em locais públicos até as 20h30. Os jovens entre 14 e 15 anos terão que se recolher até as 22 horas e os que tiverem entre 16 e 17 terão que voltar para casa até as 23 horas. Além disso, os menores de 16 anos estão proibidos de frequentar lan houses.

"Não existe nada de cerceamento da liberdade. Uma pessoa em desenvolvimento tem que ter certos limites, tem que ter certas posturas em relação a elas, para que amanhã nós possamos ter cidadãos do bem, com uma formação intelectual e moral apropriada", afirmou o juiz da infância e da juventude de Ilha Solteira, Fernando Antonio de Lima.

De acordo com o Conselho Tutelar e a Vara da Infância e da Juventude, foram registradas 250 queixas contra menores em Ilha Solteira em 2008. Para a polícia, a medida deve atuar como um trabalho preventivo.
Fernandópolis

Foi a pedido dos pais e dos moradores que o toque de recolher foi adotado pela primeira vez na região noroeste do estado, em Fernandópolis. Na cidade, com frequência as policias, o Conselho Tutelar e outras organizações percorrem as ruas da cidade onde os menores se concentram, principalmente nos fins de semana. Já houve flagrantes de adolescentes consumindo bebida alcoólica e até um caso de porte de droga.

Segundo a Justiça, após a implantação, o toque de recolher diminuiu muito os casos de infrações envolvendo adolescentes. "Depois de mais quatro aos vimos uma redução nos atos inflacionais contra o patrimônio. Além disso, pelos adolescentes e crianças permanecerem em casa por mais tempo, segundo a secretaria de ensino, tivemos um melhor rendimento escolar", explicou o juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância e da Juventude da cidade.

Quem for flagrado fora do horário estipulado será levado para o Conselho Tutelar e entregue aos responsáveis. Já quem for pego praticando delito poderá ser condenado a prestação de serviço publico e até ser recolhido para a Fundação Casa.

Quatro adolescentes são detidos em blitz do toque de recolher no interior de SP
Um deles estava consumindo bebida alcoólica em Ilha Solteira.
Medida determina horários para menores de 18 anos voltarem para casa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir